quarta-feira, fevereiro 12, 2025
InícioGERALSetor de serviços cresce 6,1% em Santa Catarina e supera média nacional

Setor de serviços cresce 6,1% em Santa Catarina e supera média nacional

Segmento de transportes impulsionou o resultado positivo em 2024


Foto: Eduardo Valente/GOVSC

O setor de serviços de Santa Catarina registrou um crescimento de 6,1% no volume de vendas entre janeiro e dezembro de 2024, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo IBGE. O percentual ficou acima da média nacional, que teve alta de 3,1%, colocando o estado entre os que mais cresceram no setor no último ano.

O principal responsável por esse avanço foi o segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, que acumulou alta de 8,3%. Outros setores também contribuíram para o bom desempenho, como serviços prestados às famílias (5,4%), serviços de informação e comunicação (5,1%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (3%).

O governador Jorginho Mello atribuiu os resultados ao cenário favorável de emprego e renda no estado. “Temos a menor taxa de desemprego em 10 anos, de apenas 2,8%, e geramos mais de 100 mil vagas formais em 2024. Isso impulsiona a economia, aumenta a renda e incentiva o consumo de serviços. Além disso, nossos portos de excelência fortaleceram o setor de transportes”, destacou.

- Continua após o anúncio -

Santa Catarina entre os estados que mais cresceram

Com a alta de 6,1%, Santa Catarina superou estados vizinhos como Paraná (3,6%) e Rio Grande do Sul (-7,3%), este último impactado pelas enchentes. Também ficou à frente de grandes centros econômicos como São Paulo (4,5%), Rio de Janeiro (4%) e Minas Gerais (2%). No ranking nacional, Santa Catarina ocupa a 5ª posição, ficando atrás apenas de Amazonas (10,2%), Amapá (7,7%), Sergipe (7,1%) e Espírito Santo (6,2%).

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, ressaltou a relevância desse crescimento para a economia catarinense. “Nosso estado mais uma vez se destaca pelo crescimento acima da média, impulsionado por uma atividade econômica aquecida, com alta de 5,6%. Isso impacta diretamente diversos setores e fortalece nossa posição no cenário nacional”, afirmou.

O setor de serviços tem um papel fundamental na geração de empregos em Santa Catarina. Dos 106 mil postos de trabalho formais criados no estado em 2024, 55 mil foram no setor de serviços, representando mais de 50% do total.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp