OUÇA AO VIVO

InícioGERALServiço de Proteção Social em Domicílio garante atendimento para idosos e pessoas...

Serviço de Proteção Social em Domicílio garante atendimento para idosos e pessoas com deficiência em SC

Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Blumenau

Em Santa Catarina, um serviço inovador tem proporcionado atendimento social personalizado no conforto do lar para idosos e pessoas com deficiência com dificuldades de locomoção. O Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio, executado pelos municípios e financiado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, visa garantir direitos, inclusão, oportunidades e prevenir o acolhimento institucional.

A iniciativa tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da autonomia desses indivíduos, adaptando-se às suas necessidades específicas e evitando situações que possam resultar no rompimento de vínculos familiares e sociais. Segundo Jaqueline Muller, gerente de Proteção Social Básica da SAS, o serviço não é permanente, e a transição para a rede de serviços públicos ocorre à medida que as vulnerabilidades e demandas são superadas.

“É essencial realizar um trabalho junto à família e ao usuário. Quando os objetivos são alcançados, eles podem ser encaminhados para outros serviços, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) ou Serviços de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos”, destaca Jaqueline.

- Continua após o anúncio -

Blumenau com boas práticas:

Blumenau destaca-se como um exemplo bem-sucedido na execução desse serviço, atendendo cerca de 40 famílias em seus lares. Milene Cruz Rocha, chefe da Diretoria de Proteção Social Básica, destaca a importância do combate ao isolamento social e da melhoria da qualidade de vida dos usuários.

“As equipes trabalham dentro do domicílio, identificando potenciais e melhorando a qualidade de vida desses usuários. O foco é atender as famílias até que superem a condição inicial e, posteriormente, encaminhá-las para outros serviços. Temos histórias de muito êxito, como uma usuária que, inicialmente acamada, agora participa ativamente de eventos e é uma referência na comunidade”, conclui Milene.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se