Na tarde desta sexta-feira (28), o delegado de Polícia Federal, Dr Philipe Suriano Santos, palestrou para alunos e familiares de associados das Associação dos Surdos de Chapecó – ASC.
Segundo o delegado, o número de acessos a redes sociais cresce em todos os públicos e o conhecimento sobre segurança é primordial.
“Os crimes na área digital têm crescido de forma gigante, e cada mais pessoas estão caindo em diversos crimes, desde extorsão, exposição pessoal e tudo mais”.
O delegado ainda alerta que crimes não são somente os cometidos contra a pessoa, mas comentários que expõe outras pessoas a situação vexatória ou propagar mentiras também são formas de crime.
Segundo Anderson Luchese, Diretor do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Associação de Surdos de Chapecó -CAESP/ASC, a palestra foi de grande importância para a comunidade surda pois essas informações muitas vezes não chegam aos surdos.
“Hoje em dia as pessoas tem fácil acesso a internet, redes sociais, e existem muitas informações sobre os cuidados e riscos com o uso destas tecnologias, e a comunidade surda em função da surdez acaba não tendo acesso a essas informações. Muitos ao fazer uso da internet acabam caindo em golpes e crimes cibernéticos por conta da falta de informações”.
Anderson ainda destaca que a ASC através do CAESP tem como objetivo proporcionar conhecimentos às pessoas surdas para que elas não sejam vítimas e possam estar atentas a estes crimes.
“Pela primeira vez foi realizada uma palestra com este tema e pretendemos dar continuidade para garantir que eles tenham acesso às informações e segurança. Vários surdos atendidos já foram vítimas de crimes cibernéticos, pois as famílias muitas vezes não conseguem orientar o familiar surdo por falta de comunicação”.
Durante a palestra houve interação e foi esclarecido dúvidas dos presentes sobre assuntos de cibercrimes.