segunda-feira, maio 18, 2026
InícioGERALSanta Catarina amplia assistência renal e registra mais de 539 mil procedimentos...

Santa Catarina amplia assistência renal e registra mais de 539 mil procedimentos de hemodiálise

Estado contabilizou mais de meio milhão de procedimentos de hemodiálise em 2025 e amplia rede especializada para atender pacientes em todas as regiões

Foto: Secom

Santa Catarina segue ampliando a assistência aos pacientes com doença renal crônica e fortalecendo a rede de Terapia Renal Substitutiva (TRS). Durante o evento “Nefrociclos: da prevenção à inovação”, realizado nesta sexta-feira (15), em Balneário Camboriú, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou os avanços alcançados pelo Estado, que contabilizou 539 mil procedimentos de hemodiálise em 2025, atendendo, em média, 41 mil pacientes por mês.

Atualmente, o estado conta com 32 serviços habilitados pelo Ministério da Saúde, distribuídos nas 17 Regiões de Saúde, além da expansão da rede com a implantação de uma nova unidade na Grande Florianópolis.

Segundo o secretário, o fortalecimento da assistência renal integra as políticas públicas prioritárias do Governo do Estado.

- Continua após o anúncio -

“Estamos seguindo a determinação do governador Jorginho Mello de avançar continuamente nas políticas públicas de saúde, entre elas o fortalecimento da Linha de Cuidado das Pessoas com Doença Renal Crônica. Ainda há muito a fazer, mas já avançamos significativamente”, afirmou Demarchi.

Entre as ações implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), estão os repasses de complementação estadual para sessões de hemodiálise, além de incentivos voltados à realização de diálise peritoneal e aos procedimentos de implante e retirada de cateteres.

Desde 2023, Santa Catarina ampliou a rede com novas habilitações para hemodiálise e diálise peritoneal nas regiões da Grande Florianópolis e Nordeste. Na atenção pré-dialítica, destinada a pacientes nos estágios 4 e 5 da doença renal crônica, foram habilitados nove novos serviços em regiões como Médio Vale do Itajaí, Laguna e Meio-Oeste.

O evento reuniu especialistas para debater estratégias voltadas ao cuidado do paciente renal crônico. Entre os palestrantes esteve o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, que apresentou os avanços e perspectivas dos transplantes renais no estado.

Ele destacou que Santa Catarina consolidou-se como referência nacional na área ao longo das últimas duas décadas.

“O objetivo é, em parceria com a nefrologia, aprimorar ainda mais o cenário para os pacientes que necessitam desses procedimentos”, ressaltou.

Durante a programação, também foi empossada a nova diretoria da Associação dos Centros de Nefrologia de Santa Catarina (ASCENE) para o quadriênio 2026-2029. Leandro Lorga, controller da Fundação Pró-Rim, assumiu a presidência da entidade, sucedendo Tarcísio Steffen, diretor-executivo da Associação Renal Vida.

Na ocasião, o secretário reforçou o compromisso do Estado em manter o diálogo permanente com as entidades prestadoras de serviço para ampliar a qualidade da assistência aos pacientes renais catarinenses.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp