OUÇA AO VIVO

InícioGERALProjeto sobre instalação de câmeras em salas de aula de Santa Catarina...

Projeto sobre instalação de câmeras em salas de aula de Santa Catarina tem parecer favorável da CCJ

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

A reunião da manhã desta terça-feira (24) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) teve como destaque o acatamento do Projeto de Lei (PL) 337/2023, de autoria da deputada Ana Campagnolo (PL), que dispõe sobre a instalação de câmeras de videomonitoramento nas salas de aula de ensino médio das redes pública e privada estadual.

De acordo com a proposição, os equipamentos deverão dispor de recursos de gravação e armazenamento de imagens por um período mínimo de 60 dias.

Na justificativa que acompanha o projeto, a autora argumenta que a presença das câmeras contribuirá para “estabelecer uma atmosfera de transparência na escola”, e a “criação de um ambiente escolar seguro e saudável”, evitando possíveis casos de bullying (intimidação sistemática) e agressões físicas.

- Continua após o anúncio -

Em seus votos, os deputados que integram o colegiado seguiram o entendimento apresentado pelo relator, deputado Napoleão Bernardes (PSD), pela constitucionalidade da iniciativa.

Com a decisão, o texto segue tramitando nas comissões de Finanças e Tributação; de Direitos Humanos e Família; de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; e de Educação e Cultura.

Prevenção ao bullying

Outro projeto voltado ao setor da educação que contou com parecer favorável da CCJ foi o PL 143/2023, de autoria do deputado Maurício Eskudlark (PL). 

A proposta visa alterar o Programa Time da Defesa, de ação interdisciplinar, instituído pela Lei 18.337/2022, e que trata da prevenção e combate à violência e ao uso de drogas nas escolas públicas estaduais. O objetivo é inserir no programa a previsão de campanhas contra atos de assédio moral e bullying, em suas diversas modalidades.

A matéria foi aprovada com emenda substitutiva global do relator, o deputado Repórter Sérgio Guimarães (União), para adequações à técnica legislativa.

Antes de ir a plenário, o texto resultante ainda será analisado pelas comissões de Educação; e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se