OUÇA AO VIVO

InícioGERALProcuradoria Especial da Mulher é instalada no Legislativo municipal de Chapecó

Procuradoria Especial da Mulher é instalada no Legislativo municipal de Chapecó

Foto: Assessora da Vereadora Deise Imara Schilke

Na tarde de segunda-feira (16), foi realizado o ato de instalação da Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo Municipal de Chapecó. Este marco contou com a presença de diversas personalidades, ex-vereadoras do legislativo municipal, atuais vereadoras da Bancada Feminina da Câmara, representantes de entidades e instituições, além de membros do Poder Executivo e do Ministério Público.

As vereadoras Deise Imara Schilke, Elisiane Sanches, Marcilei Vignatti e Sueli Suttili, que compõem a atual Bancada Feminina da Câmara, estiveram presentes no evento, que também contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Cordeiro dos Santos, e da Deputada Estadual Luciane Carminatti, Coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

- Continua após o anúncio -

Outras personalidades presentes incluíram a Defensora Pública de Chapecó, Dra. Michele Andressa Alves, o Promotor de Segurança Pública, Simon Baron, a vice-presidenta do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Roberta Cajaseiras, a Secretária da Família e Proteção Social do governo municipal, Aríete Lauxen, representantes de universidades, entidades sindicais, populares e partidárias, e membros de órgãos e instituições públicas relacionados à rede de proteção à mulher.

A instalação da Procuradoria da Mulher é um marco importante para a Câmara e a comunidade de Chapecó, resultado de uma luta coletiva das mulheres que atuaram no legislativo municipal e foi abraçado por esta legislatura. De acordo com a resolução aprovada pela casa, a Procuradoria Especial da Mulher contará com uma procuradora especial e duas adjuntas. Na cerimônia, a Vereadora Deise Imara Schilke assumiu o cargo de Procuradora Especial da Mulher, com a Vereadora Elisiane Sanches e a Vereadora Sueli Suttilli como primeira e segunda procuradoras, respectivamente.

No evento, a Procuradora Estadual da ALESC, Luciane Carminatti, discutiu as violências contra as mulheres no Estado de Santa Catarina com base em dados divulgados em julho de 2023 pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado. Ela enfatizou a necessidade de órgãos, instituições, legislaturas e executivos discutirem políticas públicas para enfrentar essa realidade. A Defensora Pública, Dra. Michele Andressa Alves, destacou o silenciamento histórico das mulheres e a importância da Procuradoria da Mulher no combate ao apagamento da memória e da luta das mulheres, bem como no empoderamento delas para assumir espaços de poder e decisão.

Com o lançamento da Procuradoria Especial da Mulher no legislativo municipal, a comunidade chapecoense, em particular as mulheres, ganha mais um espaço de apoio, acolhimento e ação em defesa dos direitos das mulheres. Esse novo órgão representa um avanço significativo no compromisso com a igualdade de gênero e na luta contra a violência e a discriminação.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se