








O presunto Parma produzido em Quilombo, no Oeste de Santa Catarina, foi destaque no Congresso Raízes, festival gastronômico realizado entre os dias 1º e 4 de novembro, em Itajaí. A Barp Carnes, responsável pela produção artesanal, recebeu o “Selo Ouro”, a mais alta certificação concedida pelo evento, que reuniu mais de 20 mil visitantes, 130 expositores e cerca de 70 atividades, palestras e experiências culinárias.
O reconhecimento foi concedido após avaliação de aproximadamente 120 jurados, que analisaram critérios como qualidade, apresentação, sabor e aceitação do público e de chefs renomados. A empresa apresentou no evento peças de presunto parma de longa maturação, produzidas a partir de um processo rigoroso que começa na criação dos suínos e segue até as etapas de cura e conservação do produto.
Além da premiação, a participação no festival também resultou em novas oportunidades de mercado. De acordo com a Barp Carnes, houve grande aproximação com hotéis, pizzarias, restaurantes e chefs de diferentes regiões, o que deve impulsionar a presença da marca no cenário gastronômico nacional.
Com o resultado, a empresa já planeja os próximos passos. Entre as metas estão a certificação e o lançamento de novos produtos artesanais, como guanciale e culatello — itens que, segundo a empresa, foram muito solicitados durante o evento.







