Após a notícia veiculada pelo ClicRDC sobre uma égua e seu potro em Chapecó, a Prefeitura de Chapecó emitiu uma nota esclarecendo o ocorrido. O fato ocorreu quando uma moradora, ao transitar pelo bairro Seminário, avistou a égua em um terreno em frente ao Mercado Cristo Rei, aparentemente debilitada e recém-parida, com seu potro em situação de vulnerabilidade.
NOTA DA PREFEITURA:
A Administração Municipal de Chapecó esclarece que assim que tomou conhecimento do fato a Secretaria de Desenvolvimento Rural denominou uma equipe para verificar a situação e tentar encontrar o dono da égua, que é o responsável pelos cuidados com os animais.
Chegando no local a equipe conversou com os moradores e descobriu que é prática comum de alguns levar os animais para pastar no terreno pela manhã e retirá-los no final do dia. Inclusive o proprietário da égua já tinha retirado o animal e o potro do local.
A Administração reforça que os animais de grande porte não são de responsabilidade do NAPA, que como o nome já diz, é Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais, com foco em cães e gatos, que tem o maior volume de abandono. O NAPA tem atuado nos casos de controle populacional, chipagem, denúncia de maus tratos, doação de casinhas, ração e tratamento.
Pela primeira vez na história Chapecó conta com essa estrutura, que foi criada em agosto de 2001. A Administração também está trabalhando para garantir a aplicabilidade da Lei 7.661 de 27 de junho de 2022, que dispõe sobre a criação, propriedade, posse, guarda e controle populacional de equídeos no Município de Chapecó e dá outras providências.