
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) reuniram-se para a Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada em sua sede na cidade de Chapecó, nesta segunda-feira, 08 de dezembro. O encontro marcou o fechamento da agenda de assembleias de 2025 e contou também com a presença de vice prefeitos, secretários e representantes dos municípios associados.
Um dos pontos centrais da pauta foi a eleição da nova Diretoria Executiva para o ano de 2026. Os prefeitos definiram por unanimidade a nova liderança da entidade. Foi eleito para a presidência o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. O novo presidente eleito agradeceu a confiança dos pares e reafirmou seu compromisso com a união regional e a busca por melhorias para os municípios. “É uma honra assumir a presidência de uma entidade que tem mais de 50 anos, e suceder o prefeito Casonatto que fez um belo trabalho. Minha missão será dar continuidade a tudo aquilo que já foi encaminhado e manter essa relação com os colegas prefeitos de todos os municípios. A AMOSC é extremamente interessante Aqui ninguém tem partido e todos têm a mesma causa, que é o interesse público em defesa dos municípios da região”, declarou Rodrigues.
De acordo com o Estatuto Social da AMOSC, a presidência é definida pelo partido político com o maior número de prefeitos eleitos no último pleito. Nesse contexto, o PSD possui hoje a prerrogativa de indicar o presidente para o segundo do ciclo 2025-2028, cuja gestão terá duração de um ano. Nos anos seguintes, a presidência será transferida para os partidos com maior número de prefeitos eleitos, seguindo a ordem de sucessão definida para o período. O prefeito João Rodrigues e os demais empossados da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal iniciam seu mandato à frente da AMOSC em primeiro de janeiro de 2026.
O então presidente, Everaldo Luis Casonatto, prefeito de União do Oeste, que conduziu os trabalhos ao longo de 2025, representando o MDB no primeiro ciclo eleitoral (2025), destacou a importância do período de transição e a solidez do trabalho coletivo. “Com certeza foi uma alegria muito grande estar no comando desta Associação cinquentenária, de muitos serviços prestados à nossa região Oeste e aos nossos municípios. Tivemos grandes avanços, principalmente no setor de engenharia, onde temos hoje a maior demanda. Quero agradecer a todos os prefeitos e prefeitas pela participação na tomada de decisões importantes para o avanço da nossa região em várias frentes”, avaliou Casonato.
A Assembleia dedicou-se ainda a revisar as principais ações e conquistas realizadas pela Associação em 2025, sob a presidência de Casonatto
Diretoria Executiva da AMOSC 2026:
Presidente – PSD – João Rodrigues – Chapecó
1º Vice-Presidente – PP – Marciano Mauro Pagliarini – Nova Itaberaba
2º Vice-Presidente – PL – Wesley Terribile – Águas Frias
3º Vice-Presidente – REP – Vanderlei Gallina – Sul Brasil
1º Secretário – MDB – Marta Iône Tozzeto – Coronel Freitas
2º Secretário – UNIÃO – Rafael Marin – Serra Alta
Conselho Fiscal da AMOSC 2026:
Titular – PSD – Edi Marcos Antunes de Mello – Caxambu do Sul
Titular – PP – Alessandro Beltrame – Pinhalzinho
Titular – PL – Agenor José Zanco – Arvoredo
Titular – MDB – Iara Cristina Perin – Nova Erechim
Titular – PSD – Evandro Cleber Bet – Planalto Alegre
Suplentes do Conselho Fiscal 2026:
Suplente – PP – Oscar Barela – Águas de Chapecó
Suplente – MDB – Delton Paulo Balbinot – São Carlos
Suplente – PSD – Luiz André Sperotto – Guatambu
Suplente – MDB – Adelmo Luis Braatz – Paial
Suplente – MDB – Dovaldo Palmório – Formosa do Sul
AMOSC na Arena Condá
Após o encerramento da Assembleia, atendendo ao convite da diretoria da Associação Chapecoense de Futebol, os prefeitos visitaram a Arena Condá, onde conheceram diversos espaços, profissionais, setores e a história do clube. Eles foram recebidos pelo Vice-presidente Administrativo e Financeiro da Chapecoense, Jaime Bordignon, que destacou a importante participação de todos os torcedores dos municípios da região na história do clube. Foi um momento para estreitar relacionamentos e levantar possíveis parcerias.


A História da AMOSC: 58 Anos de Compromisso com o Desenvolvimento Regional
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) foi criada em 11 de fevereiro de 1968, com o objetivo de defender os interesses institucionais dos municípios da região. Terceira entidade do gênero a ser criada no estado, a AMOSC tem desempenhado um papel de extrema importância ao longo de seus 58 anos de história, promovendo o desenvolvimento e a integração dos 20 municípios da região Oeste Catarinense.
Como entidade municipalista, a AMOSC se mantém com recursos dos municípios e atua como um órgão de assessoramento, oferecendo projetos, consultoria e assessoramento técnico aos administradores públicos. Ao longo de sua trajetória, a associação tem se destacado por sua atuação em diversos setores, com ênfase na defesa institucional, no fortalecimento da capacidade administrativa e na coordenação de medidas e políticas públicas que visam ao desenvolvimento integrado da microrregião Oeste. Seu trabalho se reflete na promoção da modernização administrativa, no estímulo à cooperação intermunicipal e intergovernamental e na busca por recursos técnicos e financeiros que beneficiem a comunidade regional.





