domingo, janeiro 5, 2025
InícioGERALPolícia investiga lesão corporal após turista ser atingida por fogos dentro de...

Polícia investiga lesão corporal após turista ser atingida por fogos dentro de apartamento em SC

Gaúcha assistia da janela, com o marido, à programação de fim de ano quando foi surpreendida por artefato. Ela teve queimaduras graves.

Foto: Divulgação Montagem

O caso da turista gaúcha de 26 anos atingida por fogos de artifício dentro de um apartamento em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, durante o réveillon, é investigado pela Polícia Civil, que apura crime de lesão corporal culposa – quando não há intenção de ferir.

Segundo o delegado Osnei de Oliveira, à frente do inquérito, perícias serão feitas no apartamento e no local onde os fogos foram acionados, nesta quinta-feira (2), para entender a dinâmica do acidente.

Os artefatos que invadiram o imóvel integravam a queima oficial de fogos, coordenada pela prefeitura. “Com a apuração completa, teremos condições de tipificar com precisão”, informou o investigador.

- Continua após o anúncio -

Além disso, a prefeitura declarou que “instaurou um procedimento administrativo contra a empresa que venceu a licitação e foi a responsável pelos fogos”.

Acidente com queimaduras

De férias, Bianca Miranda e o marido, Victor Frasca, saíram de Porto Alegre (RS) para passar a virada do ano na cidade catarinense, uma das mais procuradas no Litoral Norte.

Alugaram um apartamento e colocaram o celular em um tripé para registrar a chegada do novo ano. Foi assim que gravaram o momento em que as fagulhas atingem a mulher.

O casal foi ouvido pelo delegado nesta quinta-feira (2)

Outro vídeo, feito por pessoas que acompanhavam a queima de fogos da rua, mostra o momento exato em que um dos artefatos dispara na direção contrária e estoura do prédio onde estava a turista.

O que aconteceu

Os fogos faziam parte da programação de fim de ano do município. O evento pirotécnico ocorreu na beira do mar e, segundo a prefeitura, a montagem foi feita “por brigadistas como determina a legislação“. Em nota divulgada à imprensa, o município lamentou o acidente e afirmou que “vai notificar a empresa responsável para que preste todos os esclarecimentos

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Bianca e o marido, escorados à janela da sala, acompanham a queima de fogos da praia. Enquanto eles vibram pelo novo ano, fagulhas atingem a jovem. Após o estouro, a Bianca corre balançando a roupa, aos gritos.

Em choque, ela diz que sente dor, mas que a medicação está ajudando. Porém, afirma estar muito chateada com tudo o que aconteceu. “Jamais esperava que isso ia acontecer dentro de casa“, lamenta.

Procurados, os bombeiros disseram que apuram o que ocorreu, mas anteciparam que todos os documentos estavam regulares e que a montagem dos fogos ocorreu dentro da distância de segurança.

Prefeitura proíbe fogos

Navegantes tem legislação que proíbe fogos de artifício desde 2020. O artigo 1º da Lei nº 3.470 de 2020 “a venda, o manuseio, a utilização, a queima e soltura de fogos de artifícios com estampidos, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos e efeitos sonoros ou ruídos” são proibidos.

O show pirotécnico, no entanto, utilizava fogos sem ruídos, conforme a prefeitura. “A lei veda a soltura de fogos ruidosos, porém, permite que sejam utilizados fogos com estampido de baixa intensidade (abaixo de 85 decibéis)“, respondeu à prefeitura

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Navegantes informa que já está apurando o caso e vai notificar a empresa responsável pela queima de fogos para que preste todos os esclarecimentos. De antemão, a Prefeitura informa que a empresa licitada possuía todas as credenciais exigidas e os fogos foram montados por brigadistas como determina a legislação. A Prefeitura lamenta o incidente e reforça seu compromisso de transparência na apuração do caso e vai prestar toda assistência ao casal.

O que diz o Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informa que, durante a queima de fogos realizada no município de Navegantes, na noite de ontem, ocorreu um incidente envolvendo a direção de ao menos um dos artefatos pirotécnicos, disparado em direção a apartamentos da orla.

Conforme primeira apuração, os documentos exigidos pela Instrução Normativa nº 27 – Prevenção em Espetáculos Pirotécnicos foram apresentados previamente e estavam conforme os requisitos estabelecidos, incluindo o responsável técnico devidamente habilitado.

Conforme a referida normativa, cabe ao responsável técnico assegurar o cumprimento das normas de segurança, como o monitoramento da área de queda dos fogos e a manutenção dos afastamentos mínimos previstos para andamento seguro do espetáculo.

O CBMSC reforça que diligências adicionais serão avaliadas, como a pertinência de ações de perícia no local.

Reiteramos nosso compromisso com a segurança da população e reforçamos que medidas preventivas e fiscalizatórias continuam sendo uma prioridade para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, dentro dos limites legais e normativos estabelecidos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp