OUÇA AO VIVO

InícioGERALPolícia Federal deflagra Operação Cúpidos para combater crimes financeiros e lavagem de...

Polícia Federal deflagra Operação Cúpidos para combater crimes financeiros e lavagem de dinheiro em SC

Na ação foram bloqueados cerca de R$ 32 milhões

Foto: PF

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Cúpidos, com o objetivo de reprimir crimes relacionados ao sistema financeiro nacional, à economia popular e à lavagem de dinheiro.

A ação resultou no cumprimento de um mandado de prisão e nove mandados de busca e apreensão em quatro cidades: Joinville/SC, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e Petrolina/PE. Além disso, foi efetuado o bloqueio de aproximadamente R$ 32 milhões em patrimônio.

A investigação identificou fortes indícios de que um ex-gerente de banco, previamente demitido por peculato, teria arrecadado fundos de terceiros entre 2019 e 2021, prometendo retornos financeiros falsos, substancialmente acima da média de mercado. Esse tipo de esquema fraudulento, conhecido como “esquema Ponzi” ou “pirâmide financeira,” resultou em prejuízos de milhões de reais para os investidores afetados.

- Continua após o anúncio -

Consequentemente, com base nas evidências coletadas, a Justiça Federal ordenou o bloqueio e a indisponibilidade de valores e bens de todos os envolvidos que lucraram com o esquema, incluindo os primeiros investidores que foram indevidamente recompensados às custas dos prejuízos de outros.

O principal operador desse esquema fraudulento permanece foragido da justiça, com um mandado de prisão preventiva a ser cumprido. A Polícia Federal está comprometida em investigar, reprimir e responsabilizar aqueles que cometem crimes financeiros prejudicando a economia e a sociedade como um todo.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se