A Polícia Ambiental de Chapecó, quando passava pela Rodovia BR 282, próximo à PRF em Xanxerê, se deparou com um caminhão transportando produto florestal nativo (araucária). A madeira, sem comprovação da origem legal do produto, foi encontrada ainda no dia 09 de março. Mas foi na tarde do desta terça-feira (16), quando foi encontrado na Linha Aterro Alto uma madeireira que operava sua atividade sem Licença Ambiental de Operação, conforme boletim divulgado pela polícia.
No local, os policiais não encontraram ninguém, mas haviam vestígios que as pessoas abandonaram o estabelecimento quando avistaram a viatura policial. Foi encontrado na madereira um vasto estoque de produto florestal exótico e nativo, como pinus, eucalipto e alguns exemplares de araucária e rabo de bugio.
Após diligências, foi identificado o proprietário do imóvel que relatou que aluga o espaço para terceira pessoa, que opera a madeireira. Diante dos fatos, a atividade foi embargada e todo o material e maquinário foram apreendidos. O proprietário da madeireira foi autuado com multa ambiental e responderá a processo crime pelo delito praticado.