OUÇA AO VIVO

InícioGERALPMSC reforça protocolo de segurança em escolas após missão nos EUA

PMSC reforça protocolo de segurança em escolas após missão nos EUA

O objetivo da viagem foi aprimorar e ampliar o protocolo "Fugir, Esconder e Lutar"


Uma comitiva composta por representantes da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participou de uma missão nos Estados Unidos da América (EUA) entre os dias 16 e 20 de outubro. O objetivo da viagem foi aprimorar e ampliar o protocolo “Fugir, Esconder e Lutar”, utilizado na Rede Prevenção Escolar de Santa Catarina para combater a violência nas escolas.

O capitão Leonardo Rincon Stankiewicz Baccin representou a PMSC na missão, que visou implementar em Santa Catarina iniciativas bem-sucedidas nos EUA para reduzir a violência escolar e criar ambientes acolhedores. Um documento será elaborado em colaboração com a embaixada brasileira em Washington.

O modelo americano de combate à violência escolar foi estabelecido na década de 1950, mas ganhou destaque após o trágico massacre na escola de Columbine em 1999. Os EUA são referência na área, investindo cerca de US$ 1 bilhão em programas de policiamento escolar.

- Continua após o anúncio -

As ações americanas levantam questões importantes, como o impacto na comunidade escolar e a necessidade de equilíbrio para garantir um ambiente de aprendizado saudável. O policiamento escolar preventivo é uma prática intensiva nos EUA.

Nos Estados Unidos, o protocolo “Run, Hide e Fight” é amplamente utilizado pelas escolas e é semelhante ao protocolo “Fugir, Esconder e Lutar” da PMSC em sua forma de aplicação. Esse protocolo ensina professores, pais e alunos a lidar com situações de ataque.

Desde 2021, a PMSC tem promovido treinamentos teóricos e práticos sobre esse protocolo para a comunidade escolar catarinense. Mais de 60 mil diretores e professores, assim como mais de 40 mil alunos, já foram treinados. O objetivo agora é intensificar os treinamentos para fortalecer a segurança nas escolas, enfrentando de forma preventiva e repressiva o desafiador problema da violência escolar.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se