Uma ação de reintegração de posse em uma área de terra invadida no interior de Abelardo Luz, no Oeste catarinense, foi realizada na tarde desta quarta-feira (13), pela Polícia Militar. A propriedade na linha Bom Sucesso foi ocupada por cerca de 15 indígenas.
A PM foi acionada por volta das 14 horas, logo após o proprietário perceber a invasão. Guarnições de Abelardo Luz, São Domingos e o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Xanxerê foram mobilizadas para atender a ocorrência.
Segundo o capitão Rafael Forchesatto, negociações foram feitas no local e foi possível realizar a desocupação de forma pacífica, com os indígenas orientados a buscar seus direitos pelos meios legais.
A ação de reintegração foi conduzida com base na legislação vigente, que permite ao dono da área, em caso de flagrante de invasão ou ocupação, repelir de imediato a ação com o apoio da Polícia Militar
“A presença da PMSC foi essencial para evitar conflitos e garantir uma resolução pacífica, mostrando nosso compromisso com a segurança de todos. Este caso é mais um exemplo de como a corporação está comprometida em proteger a comunidade e garantir que todos possam viver em segurança e harmonia, respeitando sempre o direito do próximo”, disse o capitão da PM.
Fonte: Oeste Mais