OUÇA AO VIVO

InícioGERALPassageiros desembarcam sem triagem ou fiscalização no Aeroporto de Chapecó

Passageiros desembarcam sem triagem ou fiscalização no Aeroporto de Chapecó

Foto: ClicRDC/Weslley Martins

A reportagem do ClicRDC flagrou passageiros de um voo – que veio de São Paulo com escala em Florianópolis- e desembarcaram por volta das 14h30, sem triagem ou fiscalização. O  embarque e desembarque no Aeroporto Serafin Enoss Bertaso, de Chapecó, funciona de forma normal na tarde de sexta-feira (20). 

Durante coletiva de imprensa na manhã de sexta-feira (20), o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, informou que o monitoramento no aeroporto já era realizado. Porém, o vídeo capturado no desembarque mostra outra situação.


“[O aeroporto]…está sendo monitorado, nós temos álcool em gel, nossos servidores estão de máscaras, e tem acima de tudo, temos cartazes que explicam quais devem ser as atitudes ao chegar no município” disse Buligon. 

- Continua após o anúncio -

Durante transmissão ao vivo, realizada pelo ClicRDC em parceria com a Rádio Super Condá, o prefeito comunicou que mandou uma equipe para realizar a triagem dos passageiros no local.

A Prefeitura Municipal disponibilizou uma nota sobre o assunto:

O aeroporto de Chapecó vem seguindo com as determinações da ANAC, quanto à utilização de equipamentos de proteção individual EPI’s (luvas e máscaras), sendo que todos os funcionários que atuam no aeroporto, principalmente no canal de inspeção de bagagens e equipe de limpeza, fazem uso destes.
O álcool gel encontra-se disponível em todos os setores do aeroporto, sala de embarque, sala de espera, banheiros.
A equipe de limpeza reforçou a sua atividade estando atentos às maçanetas, corrimões, carrinho de transporte de bagagens.
Algumas empresas aéreas reduziram o número de vôos, passando de três para um diário. Realocando os passageiros. A procura também diminuiu.
A partir de segunda não haverá funcionamento do posto da Anvisa que faz o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia CIVP.
A ANAC afirma que cabe somente à União o fechamento de aeroportos e que alguns países já encontram-se com restrição para vôos internacionais pelo período de 30 dias.


De acordo com a Agência Nacional de Aviação (Anac), aeroportos são bens públicos da União Federal, portanto, cabe ao Governo Federal determinar o fechamento de aeroportos e fronteiras. Além disso, a Anac informou que a determinação de manter os aeroportos abertos segue as orientações Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já Luciano Buligon informou que não cabe à Administração Municipal interferir no funcionamento do aeroporto – porém, de acordo com ele, medidas são tomadas para impedir que a contaminação aconteça no espaço. 

“Vale esclarecer, ainda, que a interdição de um aeroporto não é uma conduta indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste momento e pode prejudicar de forma irresponsável o deslocamento de pessoas, profissionais de saúde, vacinas, órgãos para transplante e até insumos para medicamentos para os estados brasileiros”, disse a Anac.

A agência informou, ainda, que de acordo com determinações da Anvisa, os agentes dos aeroportos atuam com equipamentos de proteção e critérios de  higienização para aeronaves e tripulantes foram estabelecidos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se