Passageiro é flagrado com arara no ombro dentro de ônibus - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Passageiro é flagrado com arara no ombro dentro de ônibus

A ave, uma arara canindé, é considerada uma espécie ameaçada de extinção

Informações G1

Passageiro foi flagrado com uma arara nos ombros, em Curitiba — Foto: Aline Popenda/Arquivo pessoal

Na quinta-feira (12), um passageiro foi flagrado com uma arara canindé no ombro, em um ônibus da linha Circular Sul, em Curitiba (PR). A promotora de eventos Aline Popenda disse que voltava do trabalho quando viu a cena inusitada e decidiu gravar. 

“Eu estava no ônibus, vi a arara com ele no tubo e pensei ‘nossa, eu estou vendo isso mesmo?’ Aí depois ele sentou do meu lado e eu pensei ‘não é possível’. Sempre uso essa linha de ônibus e nunca vi uma arara ali antes”, comentou a passageira.

O biólogo Alberto Urben Filho disse que a ave, uma arara canindé, é considerada uma espécie ameaçada de extinção.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que, de acordo com o decreto 1356 de 2008, somente cães guias, devidamente identificados, podem entrar nos ônibus. Ainda conforme a Urbs, se a fiscalização flagrar outro animal sendo transportado nos veículos, a empresa de ônibus pode ser multada.

A orientação da Urbs é para que motoristas e cobradores não permitam a entrada de pessoas com animais.

Conforme o biólogo a espécie pertence ao grupo das aves conhecido na biologia por Psittacidae, o qual agregam os periquitos, papagaios, baitacas e araras. “Essas aves são muito comercializadas ilegalmente e muitas entraram em extinção por conta de tal problema”, disse Urben Filho.