Informações G1
Nesta quinta-feira (30), o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama veio a São Paulo, onde participou de um evento empresarial, e se encontrou com Pelé. É a segunda vez que Obama vem ao Brasil depois que deixou a Casa Branca. A última visita tinha sido em 2017.
“Falamos sobre como trabalharmos juntos para fazer o mundo melhor. Feliz por estarmos no mesmo time”, disse Pelé em sua conta no Twitter, onde publicou a foto com o ex-mandatário americano.
No evento em que deu palestra, na zona sul de São Paulo, Obama falou que se encontrou com o ex-jogador, mas não deu detalhes.
Educação
Durante o VTex Day, um encontro de negócios voltado para a inovação digital, o democrata defendeu a importância da educação. “Dar boa educação e serviço social não é caridade, é necessidade do desenvolvimento econômico de um país”, afirmou ele.
Na sua avaliação, é fundamental “garantir uma educação permita ao jovem analisar criticamente o mundo ao seu redor”, incentivar que ele seja curioso e tenha vontade de aprender ao longo de toda a vida.
Obama falou sobre como a sua formação contribuiu para que ele chegasse à presidência dos Estados Unidos. “Uma coisa que se diz quando você é bem-sucedido é que você teve sorte, mas é importante lembrar que muito poucas pessoas conseguem as coisas sozinhas. Eu tive a sorte de ter uma mãe incrível, que me dizia que eu podia ser o que eu quisesse. Também tive avós que cuidaram de mim”, afirmou.
“Eu não conheci o meu pai, eu era uma das poucas crianças de ascendência africana, eu sentia que sempre tinha que provar algo. Por isso, eu sempre digo, quando você enfrenta dificuldades, use isso como um motor para trabalhar e se lembre: ‘yes, we can'”, lembrando o seu slogan de campanha.
Perguntado sobre o que apreciava no Brasil, ele disse adorar música brasileira. “Eu escutava Tom Jobim e, quando namorava com Michelle, eu colocava para ela escutar”, contou. Também destacou a diversidade como uma semelhança entre seu país e o Brasil. “O Brasil tem grande diversidade e acho que é uma força muito grande dos nossos países”, destacou.