Nas eleições deste ano o GRUPO CONDÁ, puxou a frente de todos os movimentos de comunicação e jornalismo. Único grupo de comunicação a fazer os tradicionais debates, inovamos ainda com muitas outras ações.
Tudo começou com a organização primorosa do primeiro debate, e toda a produção quem cerca o mesmo. Reuniões com as coordenações de campanha, definição de assuntos, sorteios desde o assento de cada candidato até a ordem de falar. Foram mais de trinta pessoas envolvidas diretamente para realizar a transmissão pelas rádios do Grupo: Condá FM, Oeste Capital e Sonora, além é claro das transmissões via internet através do portal ClicRDC, facebook e youtube e também no ClicRDC Play.
Vale ainda, destacarmos o local, o novo auditório do grupo, especialmente concluído para este fim.
Pela primeira vez o grupo contrata uma pesquisa de intenção de votos. O escolhido foi o Instituto Mapa, pela sua experiência e credibilidade. Assim, fechamos com exclusividade para Chapecó uma série de três pesquisas eleitorais, sendo a primeira e a última a ser divulgada na cidade.
Por conta do período eleitoral, lançamos um novo produto, o JORNAL IMPRESSO CLICRDC, foram 12 edições, trazendo materiais exclusivamente de cunho político. Fantástica a aceitação. A cada edição que chegava às ruas, os telefones não paravam, eram ouvintes e leitores pedido onde poderiam conseguir um exemplar.
Seguindo a tradicional credibilidade do grupo, TODAS as edições foram auditadas, através de Ata Notarial, comprovando a impressão de cinco mil unidades por edição. Ainda para contribuir no jornal, um seleto grupo de 12 colunistas, escolhidos a dedo, pela sua experiência e conhecimento. Desde juristas, médicos, administradores, pessoas que contribuíram de forma ímpar com o projeto.
Não podemos esquecer que o jornal impresso, também era encontrado na forma digital, junto ao site do ClicRDC, tendo assim milhares de visualizações em Chapecó, na região Oeste e no mundo.
Ainda linkado ao projeto do jornal, mais um produto interativo: O “Pinga Fogo”, publicado em formato de QRCODE, que ao ser lido pelo celular, encaminhava para os vídeos com debates rápidos, gravados pelos colaboradores, com temas relevantes no cenário político eleitoral, como por exemplo a questão do racionamento e falta de água, problema que atormenta a cidade.
Além dos debates com os candidatos a prefeito, o Grupo Condá realizou também um debate entre os candidatos a vice-prefeito, tema atual e importante, vejam o estado de Santa Catarina, no momento administrado pela vice-governadora.
A Radio Sonora FM criou o “Cinco Minutos com o Candidato”, realizado com os pretendentes à Prefeitura de Chapecó, todos foram convidados e participaram do programete especial, na reta final da eleição. Houve o chamamento para as assessorias, o sorteio e a definição das datas, sendo mais uma oportunidade dos candidatos de se aproximarem dos eleitores.
O ClicRDC, lançou o programa: “Esse é o seu Candidato?”, onde todos os candidatos a vereador foram ouvidos, não só alguns escolhidos como outros veículos fizeram. Foi elaborado um material gravado em áudio e vídeo, inclusive com edição, pois muitos não tinham a desenvoltura necessária para gravar, gerando assim uma demanda de trabalho para deixar todos no mesmo nível. Após editado o material era postado em nosso site e nossas páginas das redes sociais, de forma gratuita aos candidatos, buscando assim de uma maneira democrática oportunizar a todos esta inserção no meio digital.
Tradicional espaço democrático, o Estúdio Conda, capitaneado pela jornalista Raquel Lang, por quarenta dias recebeu os candidatos a vereadores, os quais foram indicados pelos seus respectivos partidos, tendo mais uma vez espaço e voz no Grupo Condá. Ainda durante este período, foram feitos vários programas dedicados exclusivamente ao momento eleitoral, onde nossos colunistas participavam emprestando suas experiências e visões do momento político.
Acompanhamento diário dos candidatos, de todos eles, do Professor
Antônio ao vitorioso João Rodrigues, através de nossas equipes de jornalismo. O ClicRDC, alimentou as rádios e o jornal com este trabalho minucioso da agenda e dos movimentos, que ocorriam. Das várias liminares, para retirar propaganda, para restringir uso de telefones, ou por conta de um audiência privada com o presidente, diuturnamente a comunidade sabia destes fatos primeiro através do ClicRDC e logo após pelas rádios do Grupo Condá.
Com o intuito não apenas de entrevistar, mas de questionar de uma forma diferente, foi criado o “Sabatina Condá”. Ao invés de um interlocutor apenas, lá estava nosso time de colaboradores, capitaneados pela jornalista Raquel Lang, fazendo questionamentos contundentes aos candidatos. Ainda de forma muita clara e democrática, abrimos ao público, a oportunidade de participação, desde que enviasse sua perguntas pelo aplicativo Whatsapp para que pudesse ser devidamente identificado. Muitos ouvintes e leitores usaram esta ferramenta e participaram da sabatina. Novamente conteúdo gerado e transmitido através das rádios, do site e demais portais de comunicação do Grupo Condá.
E veio o último debate. Um clima de expectativa na cidade. Uma verdadeira operação montada pelo grupo para garantir a melhor qualidade de áudio e vídeo. Mais de trinta profissionais trabalhando.
Inúmeros restaurantes e bares sintonizados através das rádios Super
Condá, Oeste Capital e Sonora FM, do ClicRDC e ClicRDC Play Facebook e
Youtube. Uma das maiores audiências já registradas em Chapecó, a cidade realmente parou para assistir o debate, muita expectativa de alguma rusga entre os candidatos, alguma pergunta capciosa, algum embate. Os números que atingimos através de nossos canais em redes sociais, no próprio site foram realmente muito grandes. Lembrando que fomos os ÚNICOS a realizar os debates no ano de 2020.
No sábado, véspera da eleição, foi impressa uma edição extra do jornal
ClicRDC, que trazia a última pesquisa, contratada pelo Grupo Condá. Os números ali estampados foram colocados a prova, pois no dia seguinte viria o resultado das urnas, mais uma demonstração da imparcialidade e da ousadia do Grupo Condá de Comunicação.
O dia da eleição, iniciamos nossas transmissões relativas a eleição a partir das 07:00, com quatro equipes nas ruas cobrindo o início da votação.
Estas equipes acompanharam os candidatos a prefeito, e alguns candidatos a vice, quando estes foram votar. Os trabalhos da justiça eleitoral e das policias Federal, Civil, Militar e GCM.
O ouvinte das rádios e o leitor do ClicRDC, puderam acompanhar mi-
nuto a minuto o desenrolar do dia da eleição. Com o fechamento das urnas, um contingente de mais de 70 pessoas foram aos colégios eleitorais buscar os dados das urnas, para iniciarmos a maior apuração paralela de que se tem notícia em Santa Catarina. Com os números obtidos conseguimos apurar com precisão 74 % das urnas de Chapecó.
Enquanto isso, no prédio do Grupo Condá outras 25 pessoas entre
jornalistas, radialistas, técnicos de som e imagem, repórteres, davam o suporte para o início da maior cobertura das eleições, já realizada por um grupo de comunicação. Com os números de votos apurados conseguimos antecipar o vencedor da eleição e os vereadores mais votados. Além disso, um time especialista em política, passava de forma avassaladora números de toda a região oeste, do estado de Santa Catarina, do Sul do Brasil e do Brasil inteiro, uma profusão de informações a nosso ouvintes e leitores. Com todas estas informações e a falta de informação por parte do Tribunal Superior Eleitoral, fizeram com que o som das rádios ecoasse pela cidade de Chapecó e municípios vizinhos.
O vencedor da eleição baseado nos números de nossa apuração reconheceu sua vitória e inclusive realizou coletiva, assim como os demais candidatos de forma educada, que já era de se esperar, reconheceram a derrota e parabenizaram o vencedor, tudo baseado em nossas informações extraoficiais, tamanha a credibilidade de nosso jornalismo. Foram mais de nove horas ininterruptas de transmissão via rádio e internet, com números realmente impressionantes de audiência.
Abaixo os números do último domingo dia da cobertura da eleição:
• Acessos ao portal ClicRDC, auditados pelo Google: 192.483;
•Visualizações no Facebook: 145.000;
• Comentário s no Facebook: 6.883;
• Compartilhamento: 563;
• Entre todas nossas fanpages foram atingidas mais de 207.000 pessoas
com 61.112 engajamentos.
• Isto tudo, fora a audiência das rádios Super Condá, Oeste Capital e Sonora FM
• Pessoas alcançadas: 353.508
• Interações com a publicação (engajamento): 63.738
• Reações (Curtidas, compartilhamentos…): 19.103
Foram dias intensos, de muita correria e informação, mas a certeza de que nosso slogan: “A marca do jornalismo líder”, nunca esteve mais presente.
Todo esse trabalho foi capitaneado e gerenciado pelo experiente jornalista Alfredo Lang. Um homem visionário, que consegue aliar a sua tranquilidade e experiência aos novos tempos, delegando e cobrando resultados.
O que relatamos aqui é o fruto de um trabalho feito a muitas mãos, de uma equipe de valorosos profissionais que acreditam nos ideais do Sr. Lang, de um jornalismo forte e imparcial, da geração de conteúdo e entretenimento com responsabilidade, levando a Chapecó e região um trabalho sério e comprometido, que é a marca do Grupo Condá de Comunicação.
E aguardem, 2021, vem aí e o Grupo Condá terá muitas novidades para nossos ouvintes, leitores e telespectadores…