Até às 13h35 desta segunda-feira (28), há confirmação de 60 mortos; 19 foram identificados; há 292 desaparecidos, 192 resgatados, 382 localizados e 135 desabrigados.
A lama removeu o refeitório da Vale e uma pousada do local em que ficavam. Na pousada, entre funcionários e hospedes são 35 pessoas. Há um ônibus soterrado, o Corpo de Bombeiros acredita que há vítimas dentro do veículo.
O presidente em exercício Hamilton Mourão defendeu nesta segunda apuração para identificar e punir os responsáveis pela tragédia em Brumadinho. Segundo Mourão, é preciso “punir mesmo” os responsáveis pelo rompimento da barragem da mineradora Vale.
O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que as tropas israelenses devem iniciar ainda hoje os trabalhos de buscas por vítimas. Segundo ele, os militares participarão de uma reunião para combinar a operação e depois serão levados à região em que ficava o centro administrativo da Vale, perto da barragem. Os israelenses trouxeram sonares e equipamentos capazes de detectar vozes e ruídos embaixo da lama. Aihara disse que a ideia é começar a usá-los já nesta tarde.