A Assembleia Legislativa de Santa Catarina manifestou nesta segunda-feira (11), pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Itajaí, João Omar Macagnan, aos 81 anos, vítima de pneumonia. Eleito deputado estadual em 1986, João Omar Macagnan participou da elaboração da Carta Magna Estadual e foi um dos 49 constituintes homenageados pelo Parlamento catarinense para marcar os 35 anos de promulgação da Constituição catarinense.
Na sessão especial que aconteceu na noite de quarta-feira (6), cada um dos constituintes recebeu uma réplica fiel da Carta Magna de 1989 e uma comenda do Legislativo.
A solenidade integrou a agenda de programação do Parlamento catarinense em comemoração aos 35 anos do texto constitucional estadual.
Macagnan iniciou sua carreira política como vereador, foi vice-prefeito e prefeito em Itajaí, por duas ocasiões, em 1989 e 1992, e deputado estadual em 1986 e em 1998. O político também assumiu a titularidade da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, de 1998 a 2002, entre outras funções de destaque na vida pública.