sexta-feira, novembro 7, 2025
InícioGERALNão mais os ipês, mas os Jacarandás: a primavera embeleza Chapecó

Não mais os ipês, mas os Jacarandás: a primavera embeleza Chapecó

A presença da primavera embeleza o município de Chapecó, que, aos poucos, descobre as cores reveladas pelas árvores espalhadas pela cidade. Hoje, é possível caminhar por alguns bairros e perceber os tons lilás-azulado das árvores Jacarandás, que decidiram aflorar. A vez dos Ipês, amarelos e rosas, já passou. 

A Jacarandá pode atingir até 15 metros de altura. As folhas são finamente recortadas e o nome tem origem no tupi-guarani, e quer dizer “perfumado”. Um dos grandes atrativos dessa espécie é a floração intensa, que acontece na primavera. Em Chapecó, pode ser vista com facilidade nas ruas Lauro Muller e Uruguai. A primeira floração dos Jacarandás-mimosos em Chapecó, segundo a comissão responsável, deve ter ocorrido por volta dos anos 2000, considerando que essa espécie inicia o florescimento entre quatro e cinco anos após o plantio, dependendo da idade das mudas e das condições locais de desenvolvimento.

O JACARANDÁ EM CHAPECÓ 

- Continua após o anúncio -

O Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia) foi introduzido na arborização de Chapecó há aproximadamente 30 anos. À época, o município utilizou como referência a cidade de Porto Alegre, conhecida por suas avenidas arborizadas com essa espécie, que formam extensas alamedas floridas.

O projeto foi conduzido pelo Engenheiro Agrônomo Emerson Horostecki, então responsável pela arborização municipal. O Jacarandá-mimoso foi utilizado em diversas vias, incluindo a Avenida General Osório e a Rua Uruguai, entre outros logradouros.

Durante o diagnóstico da arborização urbana realizado em 2019, foram contabilizados aproximadamente 500 exemplares de Jacarandá nos canteiros centrais, correspondendo a cerca de 10% do total de espécies registradas nesses locais.

Paulo Barimacker é proprietário da Chapecó Placas, localizada há 23 anos na Rua Lauro Muller, no Centro da cidade. Ao colocar o pé para fora do estabelecimento, desde que transferiu a empresa para o local, pode observar as Jacarandás ordenadas no canteiro central em toda a extensão da rua. Quando se mudou, as árvores ainda não floresciam, eram pequenas. Hoje, suas copas são vistas de longe, e chamam atenção na época da primavera. “Tá bonita, rua bem florida”, diz Paulo sobre a floração. No entanto, ele não percebe sombra dos Jacarandás, e às vezes a queda de folhas e flores acaba atrapalhando o dia a dia. Uma das preocupações de Barimacker é o crescimento das raízes, que podem danificar o asfalto com o passar dos anos. 

Em Chapecó, o primeiro Plano de Arborização — que foi o primeiro do Estado Catarinense, foi elaborado em 2019 e aprovado pela Câmara Municipal no início de 2020. A cada cinco anos deve ser feita a atualização do documento, e a comissão responsável pela revisão atual foi nomeada recentemente. A escolha das espécies a serem plantadas e o local de plantio, é uma decisão tomada pela Comissão de Arborização vigente na época da execução das ações. O próximo plano deve ter a participação da comunidade local, através de uma pesquisa, para identificação de áreas prioritárias para receber arborização e seleção das espécies.  

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp