A EEB Professora Zitta Flach foi contemplada pelo edital 010/2023 – Fomento e circulação das linguagens artística de Chapeco, promovido pela Fundação Cultural de Chapeco. Contemplação se deu por meio do projeto “Linhas em Riste” inscrito por um grupo, cuja equipe técnica é composta pelos artistas Gustavo Gripp, Milena de Santos, Guilherme Pique, Lucas Brito e Sara Duarte, bem como o fotógrafo Tayvon Bet.
A realização do projeto se deu com pintura do muro da instituição no ultimo sábado (07) e domingo (08), pelos artistas. “O projeto teve como objetivo principal a pintura do mural e foi além dos 192m2 previsto, alicerçado em três temas (arte, educação e cultura), além de fomentar um pouco as artes urbanas na cidade, entre toda comunidade escolar”, sentenciou o artista Gripp.
E na ultima segunda-feira (09), os artistas geraram uma Oficina de Graffiti, com toda orientação técnica aos alunos da turma 202, do ensino médio matutino. Dentre as orientações, chamaram atenção: que a produção do graffiti se dá por meio de técnicas, entre elas estão às letras, os desenhos e os sombreados. E que o graffiti é uma arte legalizada e tem autorização prévia e a pichação é crime inscrito no código penal – diferença fundamental entre as duas, além da enorme diferença estética.
Após toda explanação, na sequencia, iniciaram a aula prática em graffiti, amparada na identidade cultural dos estudantes, a partir de uma palavra escolhida pelo alunado: “criar”. Os alunos puderam expressar seus pensares e deixaram suas marcas no mural.
Ficamos felizes e muito lisonjeados pela oportunidade não só dos alunos ganharem o conhecimento técnico e execução de uma prática, mas também em ter dado vida ao nosso muro da instituição que ganhou as palavras “Arte, Cultura e Educação”, e também a grafia “EEB Professora Zitta Flach”, agradeceu a diretora Keila Cristina Rodrigues Dillmann.