A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em parceria com a Defesa Civil, realiza uma campanha para auxiliar os municípios atingidos pelas cheias dos rios e ainda as chuvas de granizo da última semana. Neste momento, prefeituras e moradores da região estão concentrados no trabalho de limpeza, como diversas cidades foram devastadas, tanto pela enchente, quanto pelo granizo, a maior necessidade está concentrada em produtos de limpeza e mão de obra.
As fortes chuvas, vendavais e granizo atingiram todos os municípios da AMOSC destruindo estradas, pontes e pontilhões e causando grandes prejuízos
Em alguns municípios como Águas de Chapecó e São Carlos em torno de 1.000 residências em cada um deles foram atingidas, porém, alguns moradores mais carentes ou mesmo idosos, tem dificuldades na reconstrução das moradias. As prefeituras estão fazendo seu trabalho, mas como o volume de residências atingidas é muito grande, há receio de que não se consiga recuperar as casas até a próxima chuvas previstas para quarta-feira (22/11), por isso a AMOSC pede que quem puder ajudar com a mão de obra entre em contato com a entidade no fone (49) 3319 3232, que encaminhará aos locais mais necessitados na região ou ainda direto com a Defesa Civil de cada município.
O secretário executivo da AMOSC, Celso Galante explica que muitas residências ficaram descobertas pelo granizo: “A manutenção das casas é um pouco mais difícil para pessoas idosas, por isso pedimos ajuda de mão de obra e materiais de limpeza, a defesa civil disponibilizará de assistência humanitária aos municípios que tem situação de emergência decretada e homologada e vamos fazer o possível para auxiliar os moradores que estão em situação vulnerável neste momento.” afirmou.
Voluntários podem entrar em contato pelo fone: (49) 3319 3232, ou ir até a AMOSC na AV. Getúlio Vargas, 571-S, no centro, sentido a Prefeitura Municipal de Chapecó.