Nova Itaberaba teve reconhecimento federal de situação de emergência por estiagem. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (14), e a portaria foi publicada pelo Diário Oficial da União.
Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
A população de pouco mais de 4.500 habitantes já vinha sofrendo com a estiagem, principalmente no interior. Agricultores, avicultores e a pecuária em geral, precisaram ser amparados com a distribuição de cargas de caminhão pipa, que estavam sendo carregados com a coleta feita diretamente no rio Uruguai, e levadas com recursos municipais para as comunidades.
“No centro da cidade fizemos rodízio de distribuição por vários dias. A falta de chuva afetou a população e a prefeitura, que usou de recursos próprios municipais, o que para um município pequeno, foram valores altos para conseguir suprir as necessidades dos moradores. Controlamos neste período, mas com a seca que continua, será necessário a ajuda Federal para o município conseguir se reerguer”
relatou funcionário da Prefeitura Municipal de Nova Itaberaba.
Até o momento, Santa Catarina tem 35 reconhecimentos vigentes, dos quais 22 por chuvas intensas, cinco por estiagem, quatro por queda de granizo, três por enxurradas e um por doenças infecciosas virais.