sábado, agosto 15, 2026
InícioGERALMulher que fingiu ter 12 anos terá primeira audiência em SC

Mulher que fingiu ter 12 anos terá primeira audiência em SC

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, é acusada de estelionato e falsa identidade após viver por 14 meses com uma família que acreditava que ela era adolescente

Foto: Reprodução

A audiência de instrução e julgamento de Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, está marcada para a próxima quarta-feira (19), em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A sessão será realizada presencialmente, às 18h.

Amanda é acusada de estelionato e falsa identidade após, segundo a acusação, fingir ter 12 anos e viver por cerca de 14 meses com uma família que a acolheu como filha.

O que já aconteceu no processo?

Amanda foi presa em flagrante em 2 de junho, na casa da família que a havia acolhido. Depois disso, a Polícia Civil apresentou o inquérito ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

- Continua após o anúncio -

O MPSC denunciou a mulher pelos crimes de estelionato e falsa identidade. A Justiça aceitou a denúncia, transformando o caso em um processo criminal.

A defesa apresentou sua manifestação por escrito. O Ministério Público teve prazo para responder e os advogados de Amanda também tiveram espaço para apresentar uma réplica.

O que será feito durante a audiência?

Na audiência de instrução e julgamento serão ouvidas as partes envolvidas no processo, incluindo a acusação, a defesa e a própria Amanda.

A etapa serve para a produção e análise das provas antes da fase final do processo.

Depois da audiência, acusação e defesa apresentam as alegações finais. Nesse momento, cada lado faz uma última manifestação sobre as provas e apresenta seus pedidos ao juiz.

Quando será publicada a sentença?

A sentença não deve ser proferida no mesmo dia da audiência. Após as alegações finais, o processo ficará pronto para a decisão judicial.

O juiz deverá analisar as provas reunidas no processo antes de decidir se Amanda será condenada ou absolvida.

O que apontaram os exames de sanidade mental?

Amanda passou por um exame de sanidade mental realizado pela Polícia Científica em 26 de junho. Segundo o advogado Lúcio Sousa, a defesa também providenciou uma avaliação feita por peritos contratados pelos advogados.

De acordo com o defensor, houve divergência entre os dois laudos, que chegaram a diagnósticos diferentes. Os documentos foram encaminhados ao juiz e são considerados elementos do processo.

Os resultados não foram divulgados porque o processo tramita sob sigilo.

Quanto tempo Amanda viveu com a família em Joinville?

Segundo as informações do processo, Amanda permaneceu por cerca de 14 meses com a família em Joinville, que acreditava que ela era uma adolescente de 12 anos.

O caso foi descoberto em 2 de junho, quando ela foi presa na residência da família. Em depoimento, Amanda teria relatado que aplicou o mesmo golpe anteriormente em Curitiba (PR), Nova Iguaçu (RJ) e nos estados de Minas Gerais, Goiás e Ceará.

A defesa afirma que pretende demonstrar a inocência da acusada e apontar, durante o processo, o que considera fragilidades na acusação.

Fonte: G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp