OUÇA AO VIVO

InícioGERALMotoristas da Uber planejam ‘greve mundial’ na quarta, inclusive em Chapecó

Motoristas da Uber planejam ‘greve mundial’ na quarta, inclusive em Chapecó

Foto: Willian Ricardo/ClicRDC

Chapecoenses que utilizam a plataforma de transporte Uber podem enfrentar dificuldades para encontrar um carro disponível nesta quarta-feira (8). Nesta data, está programada uma manifestação mundial com todos os motoristas do aplicativo, incluindo várias regiões do Brasil.

O motivo da paralisação é devido a grande estreia da Uber no mercado de ações (IPO, na sigla em inglês), quando títulos da companhia serão ofertados na Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos, ainda nesta semana, entre quarta-feira (8) e sexta-feira (10).

Os profissionais alegam que o processo de IPO não vai mudar em nada a remuneração pelo trabalho, ao passo que vai enriquecer a empresa. Além do aumento de salário, eles também querem benefícios básicos, transparência na tomada de decisões e uma voz maior para os condutores.

- Continua após o anúncio -

A greve é organizada por diversos grupos de motoristas online e com o respaldo de entidades trabalhistas, segundo o portal Infomoney. Além disso, também ganha apoio da Amasp, o Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB) e associações como Gig Workers Rising, no norte da Califórnia, Rideshare Drivers United, em Los Angeles, e Chicago Rideshare Advocates também estão auxiliando a paralisação.

Em Chapecó

Apesar de ser uma greve mundial, o ato poderá ser sentido por usuários de Chapecó. O ClicRDC apurou, junto com representantes de motoristas do aplicativo que atuam na cidade, que profissionais locais poderão se juntar à paralisação.

Em Chapecó, segundo um representante dos motoristas, existe mais de 200 condutores. “Não conseguimos mais ter um controle. Todo dia entra motorista novo”, afirmou o profissional que prefere não se identificar.

Associações e condutores sugerem que todos desliguem o aplicativo a partir da 00h desta noite até as 23h59 desta quarta-feira.

Números

Dados do documento que foi submetido à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, que autoriza o ingresso da empresa no mercado de ações, afirmam que o Brasil é o segundo maior mercado da Uber no mundo, atrás apenas dos EUA.

Os números são inéditos e exprimem, pela primeira vez, o tamanho do impacto da Uber no mercado econômico. Em 2018, a empresa faturou quase US$ 1 bilhão, ou seja, um crescimento de 115% em relação a 2017.

Ainda com base nos dados do documento, a empresa afirma que 24% do faturamento com transporte vem de cinco metrópoles mundiais, entre elas está São Paulo.

A reportagem do ClicRDC buscou contato com a assessoria da Uber Brasil, no entanto, aguarda posicionamento.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se