OUÇA AO VIVO

InícioGERALMarco das Garantias: O que muda no mercado de crédito brasileiro

Marco das Garantias: O que muda no mercado de crédito brasileiro


Foto: Lula Marques / Agência Brasil

Na recente onda de transformações legislativas que visam dinamizar e modernizar o mercado brasileiro, a Câmara dos Deputados deu um passo significativo com a aprovação das alterações no Marco de Garantias de Empréstimos. Esse projeto tem como propósito principal destravar o mercado de crédito, trazendo mais segurança e possibilidades tanto para os credores quanto para os devedores.

O que é o Marco das Garantias?
O Marco das Garantias busca regular as operações de crédito que têm como garantia um bem, por exemplo, um imóvel. O grande diferencial, e também ponto de discussão, é a permissão para que um único bem possa ser utilizado como garantia em mais de um empréstimo. A ideia é ampliar as opções de crédito para a população, utilizando os ativos que já possuem.

Impacto no mercado de crédito
A expectativa é que essa nova regulamentação possa injetar ânimo no mercado de crédito, especialmente em um momento onde o país busca se recuperar economicamente. Ao permitir que um bem seja utilizado como garantia em múltiplas operações, os bancos e instituições financeiras podem se sentir mais seguros para emprestar, o que, por consequência, pode reduzir as taxas de juros e expandir o volume de crédito disponível.

- Continua após o anúncio -

Visões divergentes
Entretanto, a aprovação não veio sem controvérsias. Enquanto muitos enxergam a medida como um avanço, outros acreditam que ela pode estar excessivamente voltada para os interesses das instituições financeiras. Alguns economistas argumentam que o novo marco legal pode resultar em uma maior exposição ao risco para os devedores, especialmente em um cenário de crise econômica ou instabilidade.

Por outro lado, a gestão atual vê essa aprovação como uma vitória, considerando-a uma aposta para impulsionar a concessão de crédito, atraindo mais investimentos e aquecendo a economia.

Tramitação e perspectivas
Após superar obstruções e debates intensos, o projeto segue agora para novas etapas legislativas. É inegável que sua aprovação representa uma sinalização de que o Congresso e o Governo estão em busca de alternativas para reativar a economia e tornar o mercado de crédito mais robusto e acessível.

Seu impacto real, contudo, só poderá ser medido nos próximos meses e anos, quando as novas regras estiverem em pleno funcionamento e o mercado tiver se adaptado a esta nova realidade.

O cenário é de expectativa e, como em qualquer grande mudança, é essencial que a sociedade, o mercado e o poder público estejam atentos para corrigir eventuais distorções e garantir que a iniciativa alcance seu propósito de fomentar o crédito e o desenvolvimento econômico de forma sustentável.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se