OUÇA AO VIVO

InícioGERALMais de mil pessoas morreram em peregrinação religiosa

Mais de mil pessoas morreram em peregrinação religiosa

O termômetro chegou a atingir a temperatura de 51,8ºC na Grande Mesquita de Meca ao longos dos últimos dias


Mais de mil pessoas morreram este ano durante a grande peregrinação anual a Meca, que aconteceu sob um calor sufocante, segundo um balanço atualizado pela AFP nesta quinta-feira (20) mais da metade eram peregrinos não registrados.

O balanço atualizado inclui mais 58 egípcios, o que eleva a 658 o número de peregrinos desta nacionalidade que faleceram durante o hajj na Arábia Saudita.

Destes, 630 estavam em situação irregular no reino, que por ocasião da peregrinação distribui a cada ano um determinado número de vistos por país, com base em um sistema de cotas.

- Continua após o anúncio -

No total, 1.081 pessoas de quase 10 países morreram este ano na grande peregrinação anual a Meca, um dos cinco pilares do islamismo, a qual todo muçulmano com recursos suficientes deve comparecer ao menos uma vez.

Os números procedem de comunicados oficiais ou de diplomatas dos países afetados. O hajj, que tem a data determinada pelo calendário lunar islâmico, aconteceu este ano a poucos dias do início do sufocante verão saudita.

O centro nacional meteorológico informou esta semana que o termômetro chegou a atingir a temperatura de 51,8ºC na Grande Mesquita de Meca, a cidade sagrada onde o profeta Maomé iniciou a sua pregação.

A Arábia Saudita tem um sistema de cotas de peregrinos por país, mas todos os anos dezenas de milhares de pessoas viajam ao reino por canais irregulares, porque não têm dinheiro suficiente para pagar os custos dos trâmites oficiais.

Além do Egito, também morreram peregrinos da Malásia, Paquistão, Índia, Jordânia, Indonésia, Irã, Senegal, Tunísia e do Curdistão iraquiano.

Várias pessoas estão desaparecidas, o que gerou uma busca incessante de parentes pelos hospitais da região.

O que é o hajj, peregrinação dos muçulmanos até Meca
Hajj é o nome da peregrinação que milhões de muçulmanos fazem todos os anos até a cidade de Meca, na Arábia Saudita. O ritual histórico de desapego, arrependimento e reflexão é um dos cinco pilares da religião islâmica, junto com o testemunho, a reza, a esmola e o ramadã.

O hajj (que significa “peregrinação” em árabe) é uma obrigação para todo o muçulmano que tem condições financeiras e físicas de empreender a viagem. Isso inclui as mulheres, mas elas só podem ir acompanhadas de um grupo de outras mulheres ou de um homem.

A caminhada é antiga e foi realizada por todos os profetas desde antes de Maomé, que em no ano de 628, fez a primeira peregrinação, levando 1.400 fiéis à Meca.

O peregrino deve vestir apenas uma túnica branca, simbolizando o desapego a valores e bens e a ideia de que todos são iguais perante Alá.

Fonte: AFP

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se