quinta-feira, abril 10, 2025
InícioGERALMais de 200 indígenas que tiveram casas incendiadas são abrigados em Chapecó

Mais de 200 indígenas que tiveram casas incendiadas são abrigados em Chapecó

Neste domingo (16), entre 09h30 e 12h00, houve uma briga generalizada na SC-157, na Aldeia Kondá, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. A confusão entre os moradores da aldeia, resultou na morte de um indígena atingido por disparo de arma de fogo. No confronto, cerca de 17 casas foram incendiadas e totalmente destruídas, sem possibilidade de salvar bens materiais.

Muitos indígenas ficaram desabrigados, sem local para dormir e se proteger do frio. As aulas do CEIM Sa Pe Ty Ko Si, na Água Amarela, foram suspensas. Diante dos fatos ocorridos, o Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o mais rápido possível, mobilizou os serviços do município e conseguiu roupas, fraldas para bebês, colchões, cobertores e mantimentos para essas pessoas.

Segundo entrevista do repórter Diego Antunes com a Secretária da Família e Proteção Social, Ariete Lauxen, atualmente, 183 adultos e 40 crianças, totalizando 223 pessoas, estão provisoriamente abrigadas no Ginásio Ivo Silveira, espaço desde ontem, oferecido pelo prefeito, para receber os indígenas que perderam as residências. Mais de 200 refeições serão fornecidas pela equipe do Bandejão no almoço desta segunda-feira (17), equipes do CRAS estão fazendo o levantamento das famílias e a Defesa Civil também está dando apoio.

- Continua após o anúncio -

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi acionada e a equipe está se deslocando a Chapecó, Oeste de Santa Catarina, para auxiliar na segurança dos indígenas da Aldeia kondá. Alguns indígenas feridos durante o conflito, continuam no Hospital e os que já foram liberados, permanecem no ginásio.

Conforme a Secretária, Ariete, o atendimento aos desabrigados segue até que seja definida uma posição da FUNAI e Polícia Federal, para as famílias retornarem a Aldeia Kondá.

Imagem: Diego Antunes
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp