terça-feira, abril 14, 2026
InícioGERALLideranças do campo democrático articulam frente ampla em encontro em Brasília

Lideranças do campo democrático articulam frente ampla em encontro em Brasília

Foto: Divulgação

Brasília foi palco, nesta semana, de um movimento político que pode redefinir o cenário eleitoral em Santa Catarina. Durante o quarto encontro de lideranças municipalistas catarinenses, nomes centrais do campo democrático se reuniram para discutir estratégias, projetos e a construção de uma alternativa política à direita no estado.

Participaram do encontro Gelson Merísio (PSB), Ângela Albino (PDT), Décio Lima (PT) e Afrânio Bopré (PSOL), todos apontados como protagonistas de uma possível frente ampla para as eleições de 2026.

O encontro teve como foco principal a construção de uma agenda comum voltada aos interesses dos catarinenses. Entre os temas discutidos, destacaram-se propostas para o desenvolvimento regional, fortalecimento dos municípios e políticas públicas voltadas à inclusão social e ao crescimento econômico sustentável.

- Continua após o anúncio -

A ideia de uma frente ampla e democrática foi o eixo central das conversas. O grupo busca unir forças para apresentar uma alternativa consistente ao eleitorado catarinense, em contraposição ao campo político de direita.

Um dos principais articuladores dessa coalizão, Décio Lima destacou que a construção dessa alternativa atende a um chamado nacional. Segundo ele, o projeto político em formação também dialoga com a necessidade de fortalecer a democracia no país. Lima afirmou que a articulação foi incentivada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte de um esforço mais amplo de consolidação de alianças democráticas. “A construção dessa frente não é apenas estadual, ela responde a um pedido do presidente Lula para que possamos fortalecer a democracia e criar alternativas sólidas nos estados”, afirmou.

A articulação deve ganhar forma pública já nos próximos dias. Os partidos que compõem o Campo Democrático de Santa Catarina, formado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), além de PSB, PSOL, Rede e PDT, convocaram a imprensa para o anúncio oficial da chapa majoritária das eleições de 2026.

O evento está marcado para a próxima quinta-feira, 16 de abril, no Hotel Intercity Florianópolis Centro, no Centro de Florianópolis. A apresentação dos pré-candidatos terá início às 10 horas, com recepção aos jornalistas a partir das 9h30, seguida de entrevista coletiva.

A expectativa é de que o encontro consolide a frente ampla e democrática construída nas últimas semanas, apresentando ao eleitorado catarinense uma nova alternativa política e reforçando, ao mesmo tempo, o projeto nacional de fortalecimento da democracia.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp