segunda-feira, junho 1, 2026
InícioGERALJunho Vermelho: Hemosc convoca catarinenses a doar sangue durante campanha inspirada na...

Junho Vermelho: Hemosc convoca catarinenses a doar sangue durante campanha inspirada na Copa do Mundo

Campanha "Jogue junto, dê seu sangue pelo nosso time" busca reforçar os estoques de sangue durante o inverno e mobilizar novos doadores em todo o estado

Foto: Secom

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) lançou a campanha Junho Vermelho 2026 com um convite especial à população: unir a paixão pelo futebol à solidariedade por meio da doação de sangue. Com o tema “Jogue junto, dê seu sangue pelo nosso time”, a iniciativa busca reforçar os estoques sanguíneos durante um período tradicionalmente marcado pela redução no número de doadores.

A mobilização ocorre em um momento de preocupação para a hemorrede catarinense. Segundo a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, o ano de 2026 registra queda nas doações ao mesmo tempo em que aumentou a demanda de hospitais e clínicas por bolsas de sangue.

“Historicamente, este é um período de redução nas doações, em razão das temperaturas mais baixas e do aumento das doenças sazonais. Por isso, convidamos a população a comparecer aos nossos Hemocentros e Unidades de Coleta para doar sangue. Convide também familiares e amigos para doar junto e levar esperança a quem precisa”, destacou.

- Continua após o anúncio -

Responsável por 98% do sangue coletado e distribuído em Santa Catarina, o Hemosc mobilizará durante todo o mês os hemocentros de Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville, além das unidades de coleta de Tubarão, Jaraguá do Sul e Canoinhas.

Os interessados podem agendar a doação pelo site do Hemosc ou pelos telefones disponibilizados pela instituição. Nos canais oficiais também estão disponíveis informações sobre requisitos para doação, horários de atendimento e endereços das unidades.

Homenagem aos doadores

Como parte das ações do Junho Vermelho, o Hemosc também prepara atividades especiais para o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Os eventos ocorrerão em diversas unidades do estado e terão temática inspirada no futebol e no clima de Copa do Mundo.

A campanha conta com a participação do artista Luciano Martins, responsável pela criação visual da iniciativa.

“Como no futebol, em que cada jogador precisa contribuir para que o time saia vitorioso, na saúde também contamos com a colaboração de muita gente. O sangue humano não tem substituto e é fundamental para assegurar procedimentos como cirurgias, casos de acidentes e tratamentos de doenças”, ressaltou Patrícia Carsten.

O Hemosc é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) e administrado pela Fundação de Apoio ao Hemosc e ao Cepon (Fahece).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp