OUÇA AO VIVO

InícioGERALJorginho Mello cobra agilidade do Governo Federal para reconstrução pós-chuvas do Alto...

Jorginho Mello cobra agilidade do Governo Federal para reconstrução pós-chuvas do Alto Vale do Itajaí em SC

Imagem: Secom

No último sábado (25) o governador Jorginho Mello se reuniu em Rio do Sul com prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e lideranças locais. O encontro teve como foco a discussão sobre a reconstrução das cidades e o suporte à população atingida pelos intensos períodos de chuva nos últimos dois meses.

Jorginho Mello enfatizou a necessidade de agilidade por parte do Governo Federal na disponibilização da ajuda destinada aos municípios catarinenses. O governador instou os prefeitos a acelerarem os processos burocráticos para solicitar auxílio. “O que todos nós queremos é que vocês consigam acertar a documentação e que chegue mais rápido, e que a validação e análise seja o mais rápido possível e que o dinheiro chegue para vocês. Tudo que a gente pôde fazer em questão humanitária a gente fez. Todos vocês são testemunhas disso”, afirmou.

Além do socorro imediato, que inclui assistência humanitária e recursos para a limpeza e reconstrução das cidades, Jorginho Mello demonstrou preocupação com projetos de prevenção e proteção à população. Ele solicitou a inclusão de verbas destinadas à prevenção no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Incluir no PAC obras da JICA para que a gente consiga efetivamente colocar dinheiro para fazer dragagem, para fazer barragem. Duas barragens o governo vai iniciar, as de Mirim Doce e Petrolândia”, acrescentou.

- Continua após o anúncio -

O ministro Waldez Góes destacou que o governo de Santa Catarina apresentou suas prioridades, incluindo 11 projetos estruturantes. Além disso, mencionou a discussão sobre um estudo realizado pela Japan International Cooperation Agency (JICA) em 2009, que pode resultar em novos projetos relacionados à prevenção de desastres naturais na região do Alto Vale. Góes afirmou: “Vamos fazer uma reunião especificamente para isso, para que juntos possamos levar ao presidente demandas novas relacionadas à prevenção.”

O projeto desenvolvido pela JICA em 2009 abrangeu um estudo completo da bacia do Itajaí, resultando em um plano de ações e obras para mitigar enchentes e enxurradas que historicamente impactam a região do Alto Vale do Itajaí.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se