
Uma jiboia arco-íris foi encontrada na saída de um cano em uma rua de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, na noite de quinta-feira (24). O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros às 21h20, na Rua 124, região central da cidade.
O animal, conhecido por refletir as cores do arco-íris ao ser exposto ao sol, estava dentro de um cano de escoamento sob a calçada. Após a remoção, a cobra foi identificada com a ajuda de biólogos e levada para o Zoológico de Balneário Camboriú.
Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), a serpente tinha um chip de identificação. O dono se apresentou voluntariamente na sede da PMA no dia seguinte, apresentando a documentação que comprova a posse legal. Com a autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o animal foi devolvido ao proprietário.
De acordo com o herpetólogo Tobias Kunz, a jiboia arco-íris (Epicrates sp) é nativa do Brasil, mas considerada exótica no estado de Santa Catarina, já que não ocorre naturalmente na região Sul. Por isso, o animal não poderia ser solto na natureza.
O biólogo Christian Raboch Lempek explicou que a espécie recebe o nome “arco-íris” devido à iridescência de suas escamas. “Quando bate o sol, ela reflete as cores do arco-íris. E, no Brasil, a gente tem várias espécies de arco-íris”, disse.
A jiboia arco-íris não é peçonhenta.