
Durante os dias 20 a 27 de outubro, acontecerá a primeira edição da Semana Lixo Zero Chapecó. A ação é uma plataforma de mobilização, composta por diversas atividades, como rodas de conversas, mutirões de limpeza, palestras, feiras e bazares. Qualquer pessoa pode propor e promover um desses formatos ou outras atividades, desde que se enquadre nos princípios do Programa Lixo Zero.
Para participar, o cidadão pode reunir sua equipe de trabalho, instituição e/ou grupos que participa: condomínio, amigos e organizar uma atividade no período. A iniciativa deve ser cadastrada até o dia 17 de outubro.
A Semana Municipal do Lixo Zero foi instituída pelo Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon em 27 de maio de 2019 por meio da Lei Nº 7.241. Segundo o Prefeito Luciano Buligon “o Lixo Zero é uma revolução ética e, aos poucos, está provocando uma mudança cultural, de hábitos e atitudes, com relação aos cuidados com os resíduos. A responsabilidade desse trabalho é de todos”.
Lixo Zero Chapecó
O Programa Lixo Zero foi lançado em 12 de fevereiro de 2019. Chapecó se desafiou a ser Lixo Zero até 2030, com meta de ser Lixo Zero até 2020, o que terá um desvio de 70% dos resíduos secos ao aterro sanitário. Além disso, o programa busca induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos.
De lá pra cá, um cronograma de ações foi elaborado, executado e avaliado, com o acompanhamento do Instituto Lixo Zero Brasil e do Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS).