Dono de mais de 65% da frota marítima do conglomerado financeiro Aker ASA, o norueguês Kjell Inge Røkke não nasceu rico. O empresário, que atualmente possui uma fortuna estimada em US$ 2,6 bilhões, começou trabalhando como pescador e seu maior sonho é retribuir todo o bem que o mar já fez a ele.
O bilionário pretende acabar com o lixo plástico dos oceanos! Para tanto, está investindo sua fortuna na construção do maior iate do mundo, que já nasce com uma função: recolher 5 toneladas de resíduos plásticos dos mares todos os dias.
E não é só isso! A embarcação atuará como um verdadeiro centro de pesquisas sobre os oceanos. Equipada com laboratório, auditório, drones aquáticos e aéreos, dois helipontos e um veículo subaquático autônomo, ela é capaz de acomodar até 60 cientistas por vez, que estudarão sobre temas como mudanças climáticas, pesca exploratória e biodiversidade marinha.
Projetado para impactar o menos possível o meio ambiente, o iate – que já foi batizado de REV (Research Expedition Vessel) – deverá estar com 100% de sua capacidade operacional funcionando em 2020.
Com informações The Greenest Post