OUÇA AO VIVO

InícioGERALHomem que ofendeu fiscal de mercado tem sentença por injúria racial mantida...

Homem que ofendeu fiscal de mercado tem sentença por injúria racial mantida em Santa Catarina

Foto: Reprodução

Um homem, que ofendeu um fiscal de mercado ao chamá-lo de “preto vagabundo” em junho de 2015, no município de Blumenau (SC), teve a sentença pelo crime de injúria racial mantida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A decisão aconteceu de forma unânime, em matéria sob a relatoria do desembargador Carlos Alberto Civinski, e foi divulgada na segunda-feira (1). 

O homem foi condenado à pena de um ano e 10 meses de reclusão, em regime semiaberto, e ao pagamento de multa no equivalente a 17 dias de um salário mínimo.

Conforme aponta a denúncia do Ministério Público, na data, o homem entrou no supermercado com uma mochila e furtou duas garrafas de vodca, quatro barras de chocolate, quatro pacotes de isqueiros e uma sandália, avaliados em R$ 150. Quando o fiscal abordou-o no estacionamento ele tentou fugir e precisou ser contido. Durante a abordagem, o homem chamou o fiscal de “preto vagabundo” e disse: “seu preto, vou te socar a cara”.

- Continua após o anúncio -

Ele também foi denunciado pela tentativa de furto, mas o crime prescreveu. Conforme o TJ, o homem recorreu à sentença e  pleiteou a absolvição por dúvidas acerca da materialidade do delito na forma qualificada. A decisão de manter a sentença foi 

“Assim, ainda que as condutas do apelante tenham sido motivadas por estar sendo detido à força – registre-se, porque tentava subtrair produtos do supermercado -, os termos empregados pelo apelante ao se dirigir ao ofendido, xingando-o de ‘preto’ ou ‘negão’, além de ter desferido ameaças a sua integridade, tinham claro conteúdo pejorativo e demonstram que o recorrente utilizou-se da cor da pele da vítima para ofendê-la”, anotou o relator presidente. 

A sessão contou também com os votos do desembargador Ariovaldo Rogério Ribeiro da Silva e da desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se