OUÇA AO VIVO

InícioGERALHomem que matou professor indígena a pauladas vai a júri em SC

Homem que matou professor indígena a pauladas vai a júri em SC

Foto: Reprodução NSC

Informações TJSC e NSC

Gilmar César de Lima – réu acusado matar o professor indígena Xokleng Marcondes Nambla em janeiro de 2018, em Penha (SC)- vai ser julgado nesta terça-feira (25). O julgamento inicia às 9h, na comarca de Balneário Piçarras. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), foram mais de vinte golpes de madeira que atingiram especialmente a cabeça da vítima. Câmeras de segurança flagraram o momento da agressão.

A sessão do júri será presidida pelo juiz Luiz Carlos Vailati Junior, titular da 2ª Vara da comarca de Balneário Piçarras. A defesa alega inocência, pois houve um desentendimento anterior entre réu e vítima por causa do cachorro de estimação do réu.

- Continua após o anúncio -

O MP sustenta que o homicídio foi praticado por motivo fútil, já que originado em desentendimento por causa do cachorro do réu. Também porque foi praticado através de recurso que dificultou a defesa da vítima, o agressor aproveitou que a vítima estava caída no chão em razão das agressões anteriores.

Vítima

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, naquela ocasião, a vítima foi atendida quando já estava inconsciente, com ferimento profundo na cabeça e suspeita de traumatismo craniano. O indígena foi levado ao pronto atendimento de Penha e, em seguida, encaminhado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, onde foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O índio, na época com 38 anos, passou por três cirurgias, mas não resistiu e morreu no início da noite do dia 2 de janeiro de 2018, um dia depois das agressões. Ele era do povo Laklãnõ-Xokleng, da Terra Indígena Laklãnõ, do município de José Boiteux. Professor formado pela UFSC, ensinava crianças de tribos indígenas e tinha como próximo objetivo cursar mestrado.


Foto: Arquivo pessoal/Reprodução NSC
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se