A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) estabelecido pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) para debater os projetos ferroviários do estado ocorreu nesta segunda-feira (16/10). O encontro contou com uma participação expressiva dos membros designados na Portaria 13/2023, incluindo representantes de empresas concessionárias atuantes no estado, diretores de portos, Secretários de Estado e representantes de entidades empresariais.
Durante essa reunião inaugural, os membros do GT discutiram o andamento de dois projetos de novas ferrovias em desenvolvimento pelo governo catarinense. Também abordaram a situação atual das concessionárias de ferrovias em Santa Catarina e a necessidade de contratação de um Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT) para orientar o desenvolvimento da área. O grupo aprovou por unanimidade a sugestão de encaminhar essa proposta ao governador Jorginho Mello.
O Secretário da SPAF, Beto Martins, destacou a importância do encontro e a clareza das demandas definidas. “Saímos deste primeiro encontro com as demandas bem definidas, como a sugestão que será encaminhada ao governador Jorginho Mello sobre a necessidade de contratação do PELT. Ou seja, precisamos integrar todos os nossos modais para melhor definir a prioridade e a linha de investimentos na logística do Estado.”
O tema da integração entre modais e a proposta de um novo PELT serão aprofundados nos próximos encontros. O escopo da proposta será refinado para ser apresentado à Infra SA, uma empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura especializada em projetos nesta área.
A Secretária de Articulação Nacional (SAN), Vânia Franco, que também faz parte do GT, destacou o esforço conjunto para encontrar soluções que beneficiem o desenvolvimento do estado. “Nós vamos buscar a participação da Infra na próxima reunião. É um trabalho integrado que estamos realizando para que possamos encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento do estado.”
Participaram da reunião representantes da SPAF, SAN, Codesul, Fazenda (SEF), Infraestrutura (SIE), FACISC, FIESC, Rumo, FTC, Porto de São Francisco do Sul, Porto de Imbituba, Portonave e Porto Itapoá, marcando o início dos trabalhos do GT voltados para o fortalecimento da infraestrutura ferroviária no estado de Santa Catarina.