OUÇA AO VIVO

InícioGERALGovernador Jorginho Mello avalia situação das chuvas em SC na Defesa Civil

Governador Jorginho Mello avalia situação das chuvas em SC na Defesa Civil

Foto: Eduardo Valente /GOVSC

No final da tarde deste domingo (29), o governador Jorginho Mello retornou ao estado de Santa Catarina após liderar uma missão internacional no Panamá e imediatamente dirigiu-se à sede da Defesa Civil estadual, em Florianópolis, para avaliar as informações mais atualizadas sobre as condições das chuvas em todo o estado.

De acordo com os técnicos da Defesa Civil, as chuvas deste fim de semana excederam as expectativas, especialmente nas regiões do Extremo-Oeste e Planalto Norte. Os maiores volumes de precipitação, nas últimas 48 horas, foram registrados em Dionísio Cerqueira (215,8 mm), Itaiópolis (187,2 mm) e Witmarsum (186,1 mm). Com a previsão de mais chuvas nas próximas horas, o governador fez um apelo para que os moradores de áreas de risco permaneçam em alerta.

“Infelizmente, a chuva não quer nos dar trégua. Teremos mais uma semana de chuvas intensas. Por isso, recomendamos que todas as pessoas que vivem próximas a encostas e em áreas de risco fiquem vigilantes, pois deslizamentos de terra podem ocorrer. Precisamos, mais uma vez, tomar a iniciativa de alertar os catarinenses sobre os riscos e as condições meteorológicas. Nossa Defesa Civil está monitorando de perto a situação em todo o estado, e é essencial que todos façam sua parte”, afirmou o governador.

- Continua após o anúncio -

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Fabiano de Souza, reforçou a mensagem do governador, enfatizando a importância da precaução: “Os volumes de chuva têm sido surpreendentes. As próximas chuvas podem trazer um grande risco de deslizamentos de terra, uma vez que o solo ainda está saturado devido às últimas precipitações. Somente neste fim de semana, foram registrados deslizamentos em seis municípios de Santa Catarina, felizmente sem vítimas.”

Além disso, a previsão meteorológica indica que temporais podem ocorrer já na madrugada de segunda-feira, e alertas de chuvas fortes estão em vigor para terça-feira (31) e quarta-feira (01).

“Devido às chuvas previstas, estamos monitorando o nível dos rios, uma vez que muitos têm um escoamento lento. A maior preocupação está na região do Vale do Itajaí. Estamos acompanhando o comportamento das barragens e avaliando a possível necessidade de fechar uma das comportas em José Boiteux. Essa logística é cuidadosamente controlada, com a análise de nossos especialistas”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Luiz Armando Schroeder.

Durante a reunião, o governador também destacou a necessidade de recursos substanciais para a realização de dragagens e anunciou planos para campanhas de limpeza de rios, bueiros e riachos: “Precisamos e pretendemos realizar uma ampla mobilização para conscientizar a população sobre a importância de manter esses locais limpos. Isso não será algo isolado, mas uma ação recorrente. Conto com a colaboração dos gestores municipais.”

O encontro, realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), contou com a presença de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Após um período de chuvas intensas e volumosas registradas nos últimos dias, a previsão indica que o tempo instável continuará, com a ocorrência de chuvas intensas e temporais, devido à atuação de diferentes sistemas meteorológicos. Durante esta segunda-feira (30), a chuva, com potencial para temporais isolados, deve afetar todas as regiões do estado.

A instabilidade permanecerá ao longo da terça-feira (31), com chuvas fracas intercaladas com períodos de melhoria. Nesse período, os acumulados previstos variam de 50 a 80 mm no Grande Oeste, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Planalto Norte, 40 a 60 mm no Planalto Sul e de 35 a 50 mm nas demais regiões, incluindo Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, com pontuais mais elevados.

Na quarta-feira (01/11), a nebulosidade deverá persistir em todo o estado, com chuvas fracas nas áreas do leste. No Grande Oeste, o tempo apresentará períodos de melhoria com sol, mas à tarde, a combinação de calor e umidade favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se