OUÇA AO VIVO

InícioGERALGolpe da festa: criminosos usam convite falso para clonar número de WhatsApp

Golpe da festa: criminosos usam convite falso para clonar número de WhatsApp

Informações: Uol

Foto: ClicRDC

Você recebe uma mensagem de uma empresa organizadora de eventos, que pede sua confirmação na festa de um amigo ou até mesmo de um famoso. Para confirmar, basta enviar um código recebido por SMS no seu celular. Essa mensagem, na verdade, é um golpe para roubar contas de WhatsApp para a prática de extorsão. 

Vários famosos já alertaram através das redes sociais que suas contas foram roubadas. A última vítima foi a jornalista da Globo News, Andrea Sadi, que compartilhou um aviso no Instagram sobre o golpe na quinta-feira (09). Celso Portiolli, Renata Capucci, Xuxa, Giovanna Ewbank e outras figuras públicas se depararam com fraudes parecidas. 

- Continua após o anúncio -

Como funciona?

Tudo começa com uma mensagem de uma suposta empresa organizadora de eventos. Eles entram em contato, por mensagem ou ligação, com um convite VIP para uma festa ou um show. Eles usam nomes de famosos, pessoas públicas ou amigos das vítimas. 

Para garantir o convite, a empresa informa que é necessário repassar um código, enviado por SMS ao celular da vítima. É neste momento que acontece o golpe: o código enviado é, na verdade, o número de segurança de ativação do WhatsApp. Em posse dele, os golpistas conseguem roubar a conta da pessoa e ter acesso a todos os contatos, conversas, fotos e arquivos disponíveis nela.

É neste momento que os golpistas começam a se passar pela vítima e tentar extorquir dinheiro de familiares e amigos. Mil desculpas são usadas – contas atrasadas, parentes doentes, crise financeira – tudo para convencer os contatos a fazerem transferências bancárias.

Em geral, a conta compartilhada possui o destinatário totalmente diferente do nome da vítima. Por isso, é importante verificar essas informações antes de realizar qualquer transferência financeira.

A prática ficou conhecida por envolver nomes de famosos, mas já afetou uma série de usuários brasileiros do aplicativo. 

Verificação em duas etapas

Para aumentar a segurança do aplicativo, o WhatsApp criou a verificação em duas etapas. Com a função ativada, o usuário deve digitar uma senha de seis dígitos cada vez que quiser confirmar seu número no aplicativo. É uma forma de impedir que golpes como este aconteçam. 


Para ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.


Em caso de golpe, é possível recuperar a conta?

Sim, basta seguir alguns passos:

Passo 1: reinstale o WhatsApp e configure sua conta novamente. Abra o aplicativo, preencha o seu número e aguarde o recebimento do código SMS de autenticação. Em seguida, basta seguir os passos indicados pelo aplicativo.

Passo 2: se o passo anterior não funcionar, a empresa deve ser notificada. Envie um email para [email protected]. O assunto e a mensagem do email precisam ter a frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. Inclua também o seu telefone no formato internacional: +55 (código do Brasil), DDD e número do celular.

Assim que o seu perfil no WhatsApp for desativado, o criminoso deixa de ter acesso a ele. Você tem então até 30 dias para reativar a sua conta seguindo o primeiro passo.

Desconfie:

  • Ao receber ligações e mensagens de pessoas em nome de pessoas famosas, sites de comércio online, de bancos, entre outros;
  • Fique ainda mais em alerta se neste contato for pedido para você instalar algum programa em seu aparelho, exigirem pagamento e/ou informações pessoais;
  • O uso de gírias, frases informais demais e erros de ortografia indicam que algo está errado;

Receba essa e outras informações no nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/H1FE1eRwGZQEpa6fPkwicv
#ClicRDC

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se