Fumaças das queimadas do centro-norte do país permanecem em Santa Catarina até a quinta-feira

Na segunda, a fumaça foi mais visível principalmente no Extremo Oeste e Oeste catarinense, áreas onde havia menor nebulosidade

Foto: Bruno Reinehr/ClicRDC

Os ventos dos quadrantes norte e noroeste, mais uma vez, trouxeram a fumaça dos incêndios da região central do Brasil e Amazônia, para Santa Catarina. Na última segunda-feira (23), a fumaça deixou a atmosfera com um tom esbranquiçado, visível principalmente no Extremo Oeste e Oeste catarinense, áreas onde havia menor nebulosidade. 

Na região central e o litoral catarinense, a fumaça também esteve presente. Porém, o tempo que ficou mais fechado durante todo dia, esteve associado principalmente por conta da nebulosidade provocada por uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul. 

- Continua depois da publicidade -

Nesta terça (24) e quarta-feira (25), a circulação dos ventos continua transportando a fuligem das fumaças em direção ao estado, porém em menor proporção se comparado às áreas afetadas pelos incêndios. 

Já na quinta-feira (26), o avanço de uma frente fria faz com que os ventos mudem de direção e passem a sopra de sul, afastando a fumaça do estado.

Figura: Imagem do satélite Goes-16 às 15h10 do dia 23 de setembro de 2024. Fonte: CPTEC/INPE, adaptado por SDC/SC.