
Líderes comunitários, autoridades e a imprensa de Águas de Chapecó, São Carlos, em Santa Catarina e Alpestre, no Rio Grande do Sul, participaram nesta quinta-feira (13), de uma reunião na usina hidrelétrica Foz do Chapecó.
Durante todo o mês, a empresa e as defesas civis realizaram diversos encontros para informar, esclarecer dúvidas e pedir o apoio em mais uma etapa de cumprimento da Lei Nacional de Segurança de Barragem: o simulado de evacuação da população em caso de rompimento, que será realizado no sábado (22).
O objetivo do simulado é treinar a população que mora na Zona de Autossalvamento (ZAS) sobre como agir e para onde ir em caso de rompimento. Conforme prevê a legislação, a ZAS compreende a região que está 10 quilômetros abaixo do barramento: “Nossa barragem é extremamente segura e atuamos de forma clara e transparente para que as comunidades em nosso entorno sintam tranquilidade. Cumprir a legislação, entre elas a Lei Nacional de Segurança de Barragem à risca, é um compromisso assumido e que não medimos esforços e recursos para viabilizar”, complementa o diretor da empresa, Otávio Luiz Rennó Grilo.
Quem deve participar
O simulado vai abranger apenas alguns moradores dos bairros de Pratas, Olaria, Cristo Rei e no Centro, em São Carlos; da linha Nossa Senhora das Graças, em Águas de Chapecó; e da comunidade Porto Santa Lúcia, em Alpestre.
Durante a semana que vem, a equipe da Foz do Chapecó irá visitar esses moradores para orientar sobre o simulado. Quem precisar de mais informações, pode acompanhar as redes sociais da empresa ou solicitar pelo WhatsApp, no (48) 99126.1355. A comunidade também pode esclarecer dúvidas com as defesas civis dos municípios.