Informações G1

Na segunda-feira (29), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou a denuncia contra o ex-secretário municipal de Educação de Imbituba Filipe Dias Antônio e o servidor Eder Silva da Silveira por improbidade administrativa. Segundo o MPSC, um ônibus escolar da prefeitura foi usado para transportar manifestantes durante a greve dos caminhoneiros em 2018.
A denúncia foi assinada na quinta-feira (25). Agora, a Justiça deve decidir se aceita ou não a denúncia.
O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior (PT), afirmou que a prefeitura não foi notificado sobre a denúncia. “A gente recebendo, vai prestar todas as informações necessárias”, disse.
Denúncia
De acordo com o MPSC, o servidor atuou como líder local na greve e teve autorização do então secretário para usar o ônibus escolar no transporte de manifestantes.
O servidor na época era responsável pela guarda e uso do veículo, utilizado para levar os alunos da rede municipal. O ônibus era plotado como “escolar” e vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
O veículo é abastecido com recursos públicos. Para o promotor de Justiça Victor Abras Siqueira, o servidor e o secretário, ao usarem um bem municipal para um serviço particular, oneraram o cofre da prefeitura e enriqueceram ilicitamente. Isso porque economizaram os próprios recursos para satisfazer um interesse particular.