As organizações de Chapecó assumirão a responsabilidade de organizar voluntários que se unirão ao grupo da Prefeitura, que estará nos próximos dias em Arroio do Meio para trabalhar na limpeza e na reestruturação da cidade. Essa diretriz foi decidida durante uma reunião nesta terça-feira (14), com os líderes das entidades em conjunto com o Prefeito João Rodrigues.
Durante a reunião, o Prefeito João Rodrigues compartilhou suas experiências dos dias em que esteve no Rio Grande do Sul entregando doações na semana passada. Ele detalhou a situação no estado gaúcho, enfatizando que a reorganização demandará tempo.
O prefeito explicou que a prefeitura enviará equipes completas, incluindo máquinas, operadores e motoristas. Hoje, terça-feira (14), uma equipe da Defesa Civil de Chapecó já se dirigiu para Arroio do Meio para avaliar a situação e iniciar os preparativos para os trabalhos. Nos próximos dias, as entidades trabalharão na mobilização e organização dos voluntários. Na segunda-feira (20), partirá de Chapecó uma equipe com toda a estrutura necessária para receber o grupo de trabalho que seguirá para Arroio do Meio na terça-feira (21), iniciando assim as atividades.
“Nosso objetivo é coordenar uma grande operação de limpeza e reestruturação para permitir que a cidade e seus moradores gradualmente retomem suas vidas. Pretendemos fazer isso em conjunto com a sociedade chapecoense, entidades e empresários, todos colaborando para ajudar Arroio do Meio”, comentou o prefeito.
Arroio do Meio (RS)
Chapecó adotará o município gaúcho de Arroio do Meio, próximo a Lajeado, para auxiliar nos esforços de limpeza e recuperação após as inundações que afetaram o Rio Grande do Sul.
O comboio que se dirigirá ao município gaúcho será composto por pelo menos dez caminhões, quatro retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas, duas patrolas, dois caminhões-pipa e uma equipe adicional de servidores municipais e voluntários, destinados a auxiliar na reconstrução das estradas, limpeza de ruas, casas, bem como fornecer serviços de assistência social e saúde. Arroio do Meio abriga cerca de 22 mil pessoas e mais da metade da população ficou desalojada, com mais de mil desabrigados.