OUÇA AO VIVO

InícioGERALEntenda por que a região Oeste de SC está no corredor de...

Entenda por que a região Oeste de SC está no corredor de tornados

Saiba mais

POR: Ricardo Souza/ClicRDC

Você sabia que a região Sul do Brasil, é a segunda do planeta que mais tem incidência de tornados? 

Esses fenômenos são comuns de acontecerem aqui. O Oeste é a segunda região do planeta onde mais se formam tempestades severas de toda a

- Continua após o anúncio -

América do Sul, perdendo apenas para o Estados Unidos que tem grande incidência de tornados”, destaca Piter. “ A região sul do Brasil, é a segunda do planeta que mais tem incidência de tornados, além de tempo severo, chuva intensa, raios, granizo, vendavais, macro-explosão, micro-explosão, frente de rajadas e eventos que podem trazer transtornos’. destacou.


Ainda conforme Piter, além de Santa Catarina, outras regiões sul do Estado, também há grandes possibilidades do fenômeno.

“A região do Oeste, como um todo, Oeste do Paraná, sul do Oeste do Paraná, Oeste do Rio Grande do Sul e Norte do Rio Grande, principalmente essas áreas mais do Oeste, são pontos e regiões estratégicos onde o relevo é mais ondulado mais plano em média geral  que não tem tanto morros e também o próprio ponto como um todo geográfico faz com que nós tenhamos ingredientes fundamentais para formação dessas tempestades convectivas severas, ou seja estamos em um corredor de tornados, e muitas vezes esses tornados podem vir de categorias F2, F3, ou até mais. Tivemos o tornado de Xanxerê e de Guaraciaba o Oeste Catarinense, que são região que as super células que são as nuvens, convectivas rotatórias tem mais espaço e consegue se formar com mais facilidade e propriedade. O ar quente e úmido que vem da amazônia muitas vezes desemboca aqui em cima(oeste)”, finaliza Piter. 

Como se forma um tornado?

Para a formação de um tornado é preciso duas condições climáticas. A primeira é o avanço de uma massa de ar frio e seca sobre uma massa quente e úmida, formando uma frente fria em áreas continentais e, a segunda, é a rotação do ar, que faz com que a ascensão do ar quente seja em forma de espiral.

Histórico de tornados na América do Sul

1926: Os tornados mais intensos registrados foram os de Encarnación (Paraguai) em 20 de setembro de 1926, quando se formou um F4 que matou 400 pessoas. Ele foi considerado o mais mortal registrado na história da América do Sul.

1973: No dia 10 de janeiro de 1973, foi registrado em San Justo (província de Santa Fé, Argentina), o tornado mais forte contabilizado fora dos Estados Unidos (F5) que também custou a vida de 63 pessoas. As informações constam no Wikipedia. 

1993: A temporada de mais de 300 tornados em Buenos Aires, que afetaram a província argentina num período de aproximadamente 24 horas, em 13 e 14 de abril de 1993, com intensidades que atingiram F3, foi o maior surto de tornados no hemisfério sul.

2015: Em 20 de abril de 2015, a cidade de Xanxerê, no Oeste, foi atingida por um tornado classificado como escala F2, com ventos de mais de 250 Km/h.O município ficou sem energia elétrica e os telefones convencionais e celulares deixaram de funcionar. O fenômeno atingiu sete bairros, além de parte do interior.

Os municípios de Ponte Serrada, Passos Maia, Xaxim, Cordilheira Alta e Faxinal dos Guedes também ficaram no caminho dos ventos, mas tiveram danos menores do que os causados em Xanxerê. O número de desabrigados chegou a 539 e o de desalojados a 4.275. Quatro pessoas morreram e 97 ficaram feridas. Os prejuízos econômicos em casas alcançaram R$ 49,5 milhões e, nas empresas, os danos superaram os R$ 45,3 milhões.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se