sexta-feira, maio 9, 2025
InícioGERALEncontro busca impulsionar a produção de peixes na região mais fria de...

Encontro busca impulsionar a produção de peixes na região mais fria de SC

O evento tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável da piscicultura na região


No dia 7 de novembro, o município de São José do Cerrito, em Santa Catarina, receberá o 6º Encontro Regional de Piscicultura da Serra Catarinense. O evento tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável da piscicultura na região do Planalto Sul do estado. A programação inclui palestras técnicas e a exposição de tecnologias e equipamentos inovadores voltados para a produção de peixes.

Mais de 150 pessoas são esperadas para participar do encontro, que é direcionado a piscicultores, produtores rurais interessados em investir na piscicultura e técnicos da área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos escritórios municipais da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

As atividades do evento ocorrerão no período da manhã, com palestras sobre temas como a comercialização de peixes vivos, manejo nutricional, produção sustentável, higiene na manipulação de pescados e controle de qualidade. Durante a tarde, serão realizadas atividades práticas no Colégio Agrícola Caetano Costa (Cedup) de São José do Cerrito.

- Continua após o anúncio -

O encontro abordará alternativas e novas tecnologias para o desenvolvimento da piscicultura na Serra Catarinense, uma região conhecida por seu clima mais frio. A iniciativa visa trazer inovações, perspectivas e oportunidades para os produtores locais.

A região conta atualmente com cerca de 56 piscicultores profissionais, mas o evento tem como meta impulsionar esse número, buscando atingir 120 piscicultores até 2025. Para isso, a Epagri trabalha para estimular o comércio de peixes adaptados ao clima da região, como a carpa, o jundiá e a truta.

Aziz Abou Hatem, coordenador regional do Projeto Peixe da Serra e extensionista rural da Epagri em Lages, destaca que o evento fornecerá informações sobre alternativas para a comercialização de peixes vivos fora do estado, contribuindo para o crescimento desse setor na região.

O coordenador revela também que a Epagri pretende reativar uma unidade de produção de trutas em Lages ainda este ano, que servirá como Unidade de Referência Tecnológica de Truticultura na região. Além disso, estão previstas ações para a implantação de uma Unidade Demonstrativa de policultivo com carpas e jundiá em São José do Cerrito.

O 6º Encontro Regional de Piscicultura da Serra Catarinense é promovido anualmente, sendo realizado de forma itinerante nos municípios da região. A edição de 2023 é uma realização da Epagri em parceria com a prefeitura de São José do Cerrito, Secretaria de Estado da Agricultura e Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca de SC, com o apoio do Cedup e de diversos parceiros.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp