O lixo é uma responsabilidade de todos, e para qualquer tipo de resíduo, existe um destino correto. Em Chapecó, o Município disponibiliza dois endereços de Ecoponto para auxiliar, orientar e incentivar a comunidade a fazer o descarte consciente. Agora, o Ecoponto que funciona na Secretaria de Infraestrutura Urbana, na rua Sete de Setembro, passou a receber mais um tipo de material: os vidros.
Não são recebidos resíduos de empresas, somente de pessoas físicas. Os Ecopontos funcionam das 7h as 18h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio dia. Existe Ecoponto em Chapecó em dois endereços:
• Na Secretaria de Infraestrutura Urbana, rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA 24horas;
• E na Superintendência da Efapi, na rua Garças, 226 D.
Nos espaços estão dispostos containers para o recebimento dos seguintes resíduos:
• Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
• Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas. Somente materiais interios);
• Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados);
• Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
• E agora também Vidros, no Ecoponto da rua Sete de Setembro (garrafas, portas, janelas, copos, potes de conserva. Não são recebidos parabrisas, tubos de televisão, vidros de eletrônicos).
Ecoponto
É um conjunto de caixas receptoras de resíduos volumosos. É uma ação do Município que visa auxiliar os moradores no descarte adequado dos resíduos, evitando o péssimo exemplo de largarem nas vias públicas. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Infraestrutura Urbana.
No Ecoponto, uma equipe organiza a separação. Na hora de fazer o descarte, o morador realiza um cadastro. “Cada um é responsável pelo seu “lixo” e deve dar a ele o destino correto. O Ecoponto é uma alternativa que encontramos para minimizar o descarte inadequado, que geralmente acontece em terrenos baldios e nas calçadas públicas. Essa ação facilita o descarte feito pelos moradores e disponibiliza um local específico para estarem depositando seus resíduos. Queremos uma Chapecó cada vez mais limpa e saudável, eliminando possíveis criadouros para a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explica o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.
Atenção
É importante destacar que não são recebidos:
• peças automotivas; materiais contaminados, estopas, óleos, lâmpadas, papel, papelão, plástico, pet, alumínio, PVC, orgânicos, laminado de piso, pneus, material hospitalar, entulhos e materiais de construção.
Lembrando que os móveis devem ser desmontados pelo gerador antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.
Com relação ao descarte dos tipos de resíduos que os Ecopontos não recebem, o cidadão, seja ele pessoa física ou jurídica, deve entrar em contato com uma empresa especializada que possui aterro industrial. Quanto às lâmpadas, deve ser respeitada a logística reversa, ou seja, o contribuinte guarda a nota ou o cupom fiscal do estabelecimento onde comprou o produtor e devolve no mesmo local.
Com relação aos pneus, existe um Ecoponto específico, gerenciado pela Secretaria de Saúde, que fica na rua Israel, número 240, bairro Maria Goretti. Atende nas segundas e quartas-feiras, das 8hs às 11h30 e das 13h30 às 17hs.
Já o óleo de cozinha, pode ser descartado nas feiras livres ou na Ong Verde Vida.