
Hoje, 13 de fevereiro, comemoramos o Dia Mundial do Rádio, uma data proclamada pela UNESCO em 2011 para reconhecer a importância deste meio de comunicação que, há mais de um século, desempenha um papel fundamental na sociedade. A escolha desta data remete à criação da Rádio das Nações Unidas em 1946.
A força do rádio no Brasil
No Brasil, o rádio continua sendo um companheiro fiel. De acordo com uma pesquisa de 2024 da Kantar Ibope Media, 79% da população brasileira ouve rádio diariamente, com uma média de três horas e 55 minutos de audiência por dia. Essa proximidade é, talvez, a maior força do rádio, que entra nas casas das pessoas, acompanha a rotina e, em momentos de crise, se torna um refúgio.
O papel do rádio em momentos críticos
Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024, quando a internet caiu e faltou energia elétrica, as pessoas recorreram ao bom e velho radinho de pilha. O rádio ocupou o espaço da comunicação governamental, que falhou durante a enchente, tendo um papel fundamental na orientação da população.
O futuro do rádio
Especialistas garantem que o rádio está longe de ser um meio do passado. Podcasts, transmissões ao vivo, interatividade pelas redes sociais… O rádio hoje é multimídia. Ao longo dos seus 28 anos de existência, a Rádio Senado vem se adaptando para oferecer o melhor para os seus ouvintes e para as 4.500 rádios parceiras.
Neste Dia Mundial do Rádio, celebramos a capacidade única deste meio de comunicação em conectar pessoas, promover a diversidade e servir como uma plataforma para o discurso democrático. Que possamos continuar a valorizar e apoiar o rádio, este companheiro que nunca sai do ar.
Quando se celebra o Dia Mundial do Rádio, o Grupo Condá de Comunicação reúne três importantes emissoras que fazem parte do dia a dia da comunidade no Oeste catarinense. A Rádio Condá FM que mantém uma programação voltada à informação, prestação de serviço e cobertura dos principais acontecimentos da região; a Rádio Oeste Capital FM leva entretenimento, jornalismo e transmissões esportivas aos ouvintes; enquanto a Clube FM aposta em música, conteúdo local e interação com o público, fortalecendo a conexão entre comunicação e comunidade todos os dias.
Condá FM
A trajetória do Grupo Condá começou com a Rádiodifusão Índio Condá Ltda, que entrou no ar em 09 de julho de 1976. Desde então, consolidou sua marca como referência no jornalismo regional. Com transmissão via internet desde 2006 e migração do AM para o FM em 2020, hoje pode ser sintonizada em 98.9.
Oeste Capital FM
Fundada em 03 de outubro de 1985, a Oeste Capital foi pioneira na transmissão online em Chapecó e também a primeira rádio FM da região a transmitir partidas de futebol e noticiários de longa duração. Atualmente, na frequência 93.3, é líder de audiência no Oeste Catarinense.
Clube FM
Mais jovem entre as emissoras do grupo, a Clube FM 104.5 iniciou suas transmissões em 2013. Com programação musical variada, jornalismo e esporte, conquistou o público jovem e se consolidou como uma rádio de referência em entretenimento na região.
A Família Lang
O Grupo Condá se destaca pelo investimento constante em inovação, mas mantém como essência a credibilidade da informação e a proximidade com os ouvintes. O legado iniciado por Dr. Alfredo Lang hoje é levado adiante por suas filhas Raquel e Luciana Lang, além de Dr. Alex Passos, que seguem à frente das três emissoras.
No Dia Mundial do Rádio, o Grupo Condá reforça seu compromisso de seguir informando, entretendo e conectando a comunidade de Chapecó e todo o Oeste Catarinense.







