Dia do chimarrão: aceita uma cuia? - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Dia do chimarrão: aceita uma cuia?

24 de abril dia do chimarrão


Nesta quarta (24) é comemorado o dia do chimarrão ou do mate, a bebida é tradicional no sul do país. Conforme a história, é uma espécie de chá feito com a erva-mate era comum entre os indígenas que habitavam a região sul do Brasil e atual Uruguai, principalmente entre os guaranis, aimarás e quíchuas.

O mate pode ser considerado como um conector social, a bebida geralmente é compartilhada entre amigos. Rodas de conversas, no trabalho, em casa, em parques, não há lugar nem momento certo para tomar um mate.

Em homenagem a este símbolo de grande importância para o gaúcho, foi criado o Dia do Chimarrão e do Churrasco, instituído a partir da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003. A escolha do dia 24 de abril para celebrar o chimarrão e o churrasco (considerado uma comida símbolo dos gaúchos), é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.

De acordo com uma distribuidora de erva-mate de Chapecó, apenas na cidade são 4 mil kg de erva por mês. Na região Oeste, passa de 20 toneladas por mês. É muito mate, né?

Então que neste dia você possa tomar um chimarrão bem gostoso para comemorar essa data.

Informações Calendar Brasil