segunda-feira, fevereiro 3, 2025
InícioGERALDeputada Caroline de Toni ganha força para ser líder da minoria na...

Deputada Caroline de Toni ganha força para ser líder da minoria na Câmara dos Deputados

Cassação de Carla Zambelli pelo TRE-SP deu fôlego à parlamentar do Oeste catarinense

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) pode ser nomeada amanhã (4) como nova líder da minoria na Câmara dos Deputados. Informações repassadas por fontes da Câmara ao jornalismo da Condá FM dão conta de que a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desgastaram o nome da colega de Carol, que sai da presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após cumprir o período de um ano à frente do principal colegiado da Câmara Baixa do Congresso Nacional.

De acordo com o TRE-SP, Zambelli cometeu uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político. A ação foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (Psol), alegando que Zambelli divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022. A deputada poderá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O trabalho de Caroline de Toni na CCJ da Câmara foi muito bem avaliado pela base bolsonarista, conforme as fontes da reportagem. Como líder da minoria, ela estaria substituindo a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), e tendo a função de proferir comunicados de liderança em qualquer momento da sessão, orientar a bancada durante votação em Plenário, indicar membros da bancada que irão integrar as comissões, participar dos trabalhos de qualquer comissão da Câmara, sem direito a voto, mas podendo requerer verificação de votação; registrar candidatos a cargos da Mesa Diretora e inscrever membros da bancada para comunicações parlamentares.

- Continua após o anúncio -

Além disso, o líder da minoria, assim como os demais líderes partidários, se reúnem semanalmente com o presidente da Câmara dos Deputados para decidir sobre a pauta do plenário, como também subscrever proposições de iniciativa coletiva representando a bancada, declarar obstrução da bancada, impedindo que se alcance o quórum para votação de determinada proposição; e apresentar destaques para votação em separado de trechos de uma proposição.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp